O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (9), em João Pessoa, a ordem de serviço para a construção e operação de usinas fotovoltaicas que vão fornecer energia a diversos órgãos da administração estadual. O investimento total é de R$ 73,4 milhões e a iniciativa deve gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de produzir 22,98 megawatts-pico (MWp) de energia.
A medida representa mais um passo da Paraíba em direção a uma gestão pública mais sustentável e eficiente no uso dos recursos naturais. Segundo o governador, a primeira etapa do projeto deve beneficiar quase 1.950 escolas da rede estadual de ensino. “Estamos contratando com a iniciativa privada a construção de usinas solares que vão suprir o consumo da administração estadual. Vamos começar pelas escolas. Só aí, teremos uma economia de mais de 17% na conta de energia. As obras das primeiras usinas, em Sobrado e São João do Cariri, já começaram, e queremos entregar a primeira fase em dezembro”, destacou João Azevêdo.
O projeto foi viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de concessão válido por 25 anos. De acordo com o secretário executivo de Energia, Robson Barbosa, todas as unidades de baixa tensão do Estado — como escolas e hospitais — serão contempladas. “Esse é um projeto de eficiência energética que vai reduzir custos e emissões de gases poluentes. Um passo importante rumo a uma matriz mais limpa”, afirmou.
Ricardo Coifman, representante do Consórcio Energia Paraíba, responsável pela implantação das usinas, destacou o pioneirismo do projeto no Nordeste. “Já temos obras em andamento para a geração de 7,3 MWp e vamos adquirir os terrenos para os 14 MWp restantes. Nosso objetivo é entregar a primeira parte até dezembro e priorizar a contratação de mão de obra local”, explicou. Segundo ele, a proposta está alinhada com metas globais de combate às mudanças climáticas e marca uma importante transição para fontes renováveis.
Estiveram presentes na cerimônia os secretários estaduais Deusdete Queiroga (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Petrônio Rolim (Parcerias Público-Privadas).
Secom-PB
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp