Paraíba assume a liderança como o estado mais competitivo do Nordeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública de 2024. A Paraíba subiu uma posição dentre os 27 entes da federação e passou o Ceará, que perdeu 2 posições e vem em segundo lugar.
O estado da Paraíba se destacou principalmente nos pilares de infraestrutura (6º lugar) e segurança pública (6º lugar). Além desses, a Paraíba está em 10º lugar em solidez fiscal e em 11º em inovação. Desde 2016, o estado subiu, em média, três posições.
No ranking nacional, os cinco primeiros colocados foram os mesmos de 2023: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O ranking é divulgado para os estados pela CLP e já está na sua 13ª edição, trazendo resultados detalhados para os 27 entes federativos.
O ranking se baseia em 99 indicadores, que são distribuídos em 10 pilares temáticos que incluem: Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Segurança Pública; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Capital Humano; Sustentabilidade Ambiental; Potencial de Mercado; e, Inovação.
É importante acompanhar esse ranking e ver como os estados que melhoraram de posição, como o Espírito Santo, por exemplo, o fizeram. O Espírito Santo subiu 4 posições e agora é o 6º mais competitivo do país, com melhorias observadas em itens, como a solidez fiscal. O estado registrou em 2023, seu menor endividamento líquido da história.