Paraíba: estado mais competitivo do Nordeste

354

Paraíba assume a liderança como o estado mais competitivo do Nordeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública de 2024. A Paraíba subiu uma posição dentre os 27 entes da federação e passou o Ceará, que perdeu 2 posições e vem em segundo lugar.

O estado da Paraíba se destacou principalmente nos pilares de infraestrutura (6º lugar) e segurança pública (6º lugar). Além desses, a Paraíba está em 10º lugar em solidez fiscal e em 11º em inovação. Desde 2016, o estado subiu, em média, três posições.

No ranking nacional, os cinco primeiros colocados foram os mesmos de 2023: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O ranking é divulgado para os estados pela CLP e já está na sua 13ª edição, trazendo resultados detalhados para os 27 entes federativos.

O ranking se baseia em 99 indicadores, que são distribuídos em 10 pilares temáticos que incluem: Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Segurança Pública; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Capital Humano; Sustentabilidade Ambiental; Potencial de Mercado; e, Inovação.

É importante acompanhar esse ranking e ver como os estados que melhoraram de posição, como o Espírito Santo, por exemplo, o fizeram. O Espírito Santo subiu 4 posições e agora é o 6º mais competitivo do país, com melhorias observadas em itens, como a solidez fiscal. O estado registrou em 2023, seu menor endividamento líquido da história.

Artigo anteriorJustiça nega pedido do MP para demolir obras do edifício Setai Edition
Próximo artigoCNJ autoriza inventários no cartório com herdeiros menores de idade e incapazes
Ecio Costa
Ecio Costa é economista pela UFPE, com Mestrado, Ph.D. e Pós-Doutorado em Economia pela University of Georgia. Atualmente é Professor Titular de Economia da UFPE e Professor Convidado da Fundação Dom Cabral.