Otimismo no setor imobiliário: João Pessoa vive ciclo virtuoso de crescimento e valorização

192
Empreendimento da Construtora Ibérica

Com um cenário promissor e investimentos robustos, João Pessoa se consolida como a nova joia do mercado imobiliário brasileiro, pronta para brilhar ainda mais, analisa o diretor do Sinduscon-JP, Irenaldo Quintans.

“O ciclo de crescimento virtuoso do mercado imobiliário de João Pessoa está apenas começando”. Com essas palavras emblemáticas, Irenaldo Quintans empresário do setor imobiliário, vice-presidente da Federação das Indústrias da Paraíba e diretor do Sinduscon-JP, comenta o fato de que no mês de junho a capital paraibana teve o maior índice de valorização imobiliária do país, 1,55%, cerca de duas vezes e meia maior que a média nacional que foi de 0,61%. De janeiro a junho, a capital paraibana acumulou 7,7%, apenas ultrapassada por Curitiba, com 10,13%. 

Irenaldo Quintans, fundador da Construtora Ibérica, mostra bastante otimismo: “Estamos vivenciando apenas o começo de um círculo virtuoso de valorização imobiliária que ainda continuará crescente por muito tempo”. Ele lembra que João Pessoa tinha um problema sistêmico até há bem pouco tempo, os preços baixos do metro quadrado dos imóveis: “Algumas grandes construtoras do país vieram e foram embora, não consideravam um mercado com rentabilidade suficiente para investirem. Agora, ao contrário, ressalta Quintans, a cidade passou a ser a estrela: ” Os empreendimentos para rentabilização se espalham pela orla de forma muito positiva com as construtoras locais investindo em ótimos projetos.

Irenaldo Quintans

Leia também: Valorização imobiliária em João Pessoa em junho foi a maior do Brasil

Segundo ele, o otimismo e expectativas de valorização são tão animadores que a cidade já está vivenciando a demolição de empreendimentos de 30, 40 anos para dar lugar a novos empreendimentos. Outro ponto positivo, segundo o empresário, é que não serão apenas os edifícios da orla que valorizarão: “Esse boom não se restringirá a orla; o bairro do Bessa, por exemplo, já despontou como excelente alternativa, pois oferece infraestrutura e parque incríveis”.  Nesse sentido e pelo excelente momento, Irenaldo Quintans ressalta também que é importante que a gestão pública ande de “mãos dadas” com a iniciativa privada para que a cidade esteja preparada  para crescer com qualidade e não seja um desenvolvimento efêmero, mas um caminho e até um exemplo para o Brasil.

 

Artigo anterior*DROPS DATASTORE: O imóvel do presente e do futuro
Próximo artigoReforma tributária: como ficam as novas alíquotas para cada faixa de preço dos imóveis
Vanessa J Laini
Vanessa Laini é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com vasta experiência em diversas áreas da comunicação, liderou equipes em agências de publicidade e comunicação, demonstrando habilidade no planejamento e execução de estratégias.