As obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma previsto. A construção já conta com diversas frentes de trabalho em andamento, incluindo concretagem de estacas, construção de travessas e serviços de terraplenagem no trecho que liga a BR-230 à BR-101. O projeto, que integra os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, está sendo executado pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), com investimento de R$ 465,5 milhões em recursos próprios do Estado.
De acordo com o engenheiro Igor Girardi, da construtora A Gaspar S.A – empresa líder do Consórcio Jampa, responsável pela obra –, a próxima etapa será a fabricação das vigas. “Estamos confiantes em concluir o projeto até o final de 2026, dado o bom ritmo e a produtividade da equipe”, afirmou.
O diretor de Planejamento e Transportes do DER, José Arnaldo de Souza Lima, destacou a grandiosidade da obra. “O Complexo Ponte do Futuro contempla novos trechos rodoviários, restauração de vias existentes e importantes obras de arte como pontes e viadutos. É, sem dúvida, a maior ponte do Nordeste em extensão e estrutura”, afirmou.
O empreendimento vai ampliar a integração da capital com a Região Metropolitana, promovendo a expansão urbana e garantindo nova logística de tráfego para o Porto de Cabedelo. “A ponte permitirá que caminhões acessem diretamente as rodovias federais, sem a necessidade de atravessar áreas urbanas, o que tornará o escoamento de cargas mais eficiente e seguro”, explicou o diretor.
Moradora de Lucena, Vilma Inácio dos Santos vê na obra a concretização de um sonho antigo. “A Ponte do Futuro vai transformar a vida de milhares de pessoas. Vai melhorar a mobilidade, impulsionar a economia local e desafogar o trânsito na BR-230 com a transferência do tráfego pesado para a nova rota”, ressaltou.
Sobre o projeto

As obras começam no km 9,64 da BR-230, em Cabedelo, e incluem a construção de duas pontes. A principal terá 2 km de extensão e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de rolamento de 7,2 metros, passeio de 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de igual medida. A segunda ponte, de 420 metros, será erguida sobre o Rio da Guia, em Lucena, além de um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea, cujas fundações já estão sendo executadas.
O complexo também prevê o prolongamento da PB-011, entre Forte Velho e Lucena, com 11,2 km, até a PB-019, e a adequação de um trecho da PB-025 até a BR-101, com 500 metros de extensão.
Além dos impactos econômicos, a obra vai beneficiar diretamente a mobilidade urbana, reduzindo o número de acidentes, o tempo de deslocamento e os índices de poluição, contribuindo para uma melhor qualidade de vida na região.
Fonte: Paraíba Total