Em julho, a Reuters divulgou que a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, estava desenvolvendo uma nova abordagem para seus modelos de inteligência artificial, sob o codinome “Strawberry” (morango). Recentemente, os rumores sobre o projeto ganharam força novamente após Sam Altman, cofundador e CEO da empresa, postar no X uma foto de um morango com a legenda: “Eu amo o verão no jardim”. Analistas da indústria de tecnologia especulam que o lançamento do “Strawberry” ocorrerá ainda este mês, embora a empresa não tenha confirmado nenhuma informação oficial.
O que é o projeto Strawberry da OpenAI?
O projeto Strawberry está cercado de mistérios e especulações. Uma fonte revelou à Reuters que o plano ainda está em desenvolvimento e mencionou que “o funcionamento do Strawberry é um segredo até mesmo para muitos dentro da OpenAI”. Um dos documentos obtidos pela agência descreve um projeto que visa usar os modelos Strawberry para capacitar a IA da empresa a não apenas gerar respostas, mas também navegar na internet de forma autônoma e confiável, realizando o que a OpenAI chama de “pesquisa profunda”.
O projeto Strawberry, anteriormente conhecido como Q, já era considerado um divisor de águas na OpenAI. De acordo com fontes internas, o Q teria a capacidade de responder a complexas questões de ciência e matemática que estão além do alcance dos modelos comerciais atuais.
- LEIA MAIS: Mondelēz Brasil lança a terceira edição do programa de inovação aberta Desembala em Pernambuco
O raciocínio é o elemento-chave para que a IA atinja um nível de inteligência humano ou até super-humano — algo que, atualmente, a inteligência artificial ainda não consegue alcançar. Embora os grandes modelos de linguagem já sejam capazes de resumir textos e criar imagens e vídeos de maneira muito mais rápida do que qualquer ser humano, eles falham ao lidar com problemas cujas soluções parecem intuitivas para a maioria das pessoas, como identificar falácias lógicas. Nessas situações, os modelos atuais frequentemente geram informações incorretas.
Se a tecnologia da OpenAI conseguir atingir algum grau de raciocínio, isso representaria um marco significativo e um possível avanço rumo ao desenvolvimento da chamada inteligência geral artificial (AGI) — que seria capaz de pensar e agir como um ser humano. No entanto, ainda há incertezas sobre a complexidade do projeto Strawberry. Não está claro se ele será integrado a uma versão atualizada do GPT-4, caso seja lançado, ou se se tratará de um modelo completamente novo, conforme destaca o site especializado em tecnologia Tom’s Guide.
Fonte: Época Negócios