Paraibano Edival Pontes, conhecido como Netinho, conquistou a medalha de bronze no taekwondo nos Jogos de Paris 2024

Paraibano conquistou a sua primeira medalha em Jogos Olímpicos e garantiu o único pódio da Paraíba na Olimpíada de Paris

88
Publicidade

Dono da terceira medalha olímpica do Brasil na história do taekwondo e a primeira na Paraíba, Edival Pontes, conhecido como Netinho, conquistou o bronze na categoria até 68kg nos Jogos de Paris 2024. Nas oitavas de final, o atleta, foi derrotado pelo Zaid Kareem, da Jordânia. No entanto, como o jordaniano avançou para a final, o taekwondista paraibano ainda se manteve na disputa. Na repescagem, Edival venceu o turco Hakan por 2 rounds a 1.

Entretanto, poucos meses antes das Olimpíadas, ele enfrentou uma batalha judicial: suspenso após um resultado adverso em exame de doping em novembro de 2023, ele teve que interromper os treinos e competições até janeiro deste ano. Mesmo assim, conseguiu garantir sua vaga olímpica.

A substância encontrada no exame não foi divulgada, e embora Netinho tenha recebido inicialmente uma suspensão até fevereiro, sua defesa conseguiu reduzir o prazo, permitindo seu retorno em janeiro. Ao garantir a classificação olímpica em abril, ele se destacou pelos desafios superados.

Em sua página no Instagram, ele expressou sua gratidão: “Gratidão sempre a Deus, classificado para mais uma Olimpíada, foi um ciclo de muita luta e várias outras coisas. Gratidão a todos que sempre estiveram comigo, independente de tudo.”

Apesar da vontade de seu pai de que ele se tornasse jogador de futebol, Edival se apaixonou pelo taekwondo aos sete anos, mudando completamente o rumo de sua vida. Aos 12 anos, já se destacava em campeonatos brasileiros.

Edival Pontes, do bairro do Rangel em João Pessoa, tem se destacado como o melhor brasileiro no taekwondo. Em 2022, foi vice-campeão mundial, conquistando sua primeira medalha em Mundiais adultos. Sua estreia olímpica foi em Tóquio, onde foi eliminado nas oitavas de final. Seu adversário, o turco Hakan Recber, avançou para as quartas de final, impedindo uma possível revanche.

Fonte: Estadão

Publicidade
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.