Pouco depois da meia-noite, na madrugada do último sábado, 13, um meteoro entrou na atmosfera terrestre, gerando um clarão intenso. Muitas pessoas de cidades de cinco estados do Nordeste tiveram essa experiência, de ver a noite se transformar em dia, por alguns segundos.
O Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel, do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí, explicou como o fenômeno ocorre. Segundo ele, o que os piauienses presenciaram foi uma verdadeira aula de ciências.
“O meteoro que causou esse clarão é classificado como bólido, um tipo de meteoro extremamente brilhante. Esse fenômeno ocorre quando um fragmento de rocha ou metal do espaço entra na atmosfera terrestre em uma velocidade altíssima, queimando devido ao atrito. Essa claridade intensa é causada pela vaporização do meteoro, que libera uma grande quantidade de energia luminosa.”
Para os amantes do espaço e curiosos, Alexandre afirma que o show celestial foi apenas o primeiro ato de um espetáculo maior.
“Esse fenômeno pode ser parte da chuva de meteoros Delta Aquáridas. O pico dessa chuva está previsto para ser observado no dia 31 de julho. Ela é originada por destroços de algum meteoro. Eventos como esse são raros e oferecem um espetáculo impressionante no céu noturno.”
Em outra imagem, é possível ver uma criança brincando com confetes no chão de um espaço decorado para festas juninas quando, ao fundo, um clarão verde explode e clareia o céu.
Fonte: CNN