O brasileiro está mudando e a sua empresa?

308

Segundo estudo da PWC e Instituto Locomotiva 53% dos 2600 brasileiros das classes C/D/E entrevistados mudaram as marcas que consumiam por elas não estarem alinhadas com seus valores e desejo de compromissos reais com a sociedade e meio ambiente.

Este dado mostra que o povo sabe o que quer, não importa se as pessoas não sabem o que significa a sigla ESG. Enviromental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança), o núcleo central de seu conceito já está internalizado na cabeça e na vida do brasileiro. Pergunte a qualquer pessoa:

Você prefere comprar de uma marca que explora pessoas humildes e crianças (condições análogas à escravidão) ou de marcas que apoiam projetos de desenvolvimento de comunidades, de pessoas periféricas e minorias de vários recortes da sociedade?

Você prefere comprar de uma marca que polui o meio ambiente ou de marcas que investem na redução da geração de resíduos, na reciclagem, na redução das emissões de cases e na compensação de carbono?

Eu não tenho dúvida da resposta que você vai receber.

A mesma pesquisa que citei acima evidencia que 86% dos brasileiros priorizam marcas e lojas sustentáveis. Isso deixa claro que ao contrário de que muitos teóricos pensam, ESG não é sobre teorias, é sobre prática, e as pessoas já abraçaram isso como base para um critério de escolha.

Tendo em vista este cenário eu pergunto: O que a sua empresa está fazendo para manter os clientes atuais e conquistar novos clientes?

Na história do mundo dos negócios não faltam casos de empresas que não entenderam a mudança dos tempos e faliram e deixaram de existir.

É urgente que todas as pessoas que exercem posição de liderança orientem os esforços internos de suas companhias para planejar produtos e serviços que além de lucro, gerem impacto socioambiental, que pensem no uso de ESG como critério de desempate na escolha por sua marca nas campanhas de marketing e estratégias comerciais.

É fundamental fomentar a inovação partindo do princípio de como aquilo que eu quero evoluir pode impactar e ser impactado pelos princípios de gestão alinhados a ESG.

Dentre todas as coisas positivas que ESG trouxe para a gestão das empresas e para a sociedade, a que mais me encanta é a certeza de que fazer pela sociedade é fazer pela empresa, os dias de uma empresa de sucesso fincada em uma terra arrasada acabaram, quanto mais próspera uma sociedade, mas próspera será uma empresa.

Artigo anteriorIdeb: todas as escolas públicas nota 10 estão no Nordeste; descubra quais são
Próximo artigoPIS/Pasep 2024: Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro começam a receber hoje abono salarial
Bira Miranda
Publicitário com 26 anos de atuação no Brasil e em Portugal, especialista em ESG com cursos no United Nations System Staff College e na EDX - Solve - Mit (Massachusetts Institute of Technology). Fundador e Líder de Estratégia na YPY Consulting - Consultoria em Sustentabilidade e Presidente da Associação de Assistência e Desenvolvimento Humano DaRua (Entidade dedicada acolher pessoas em situação de rua em SP).