Segundo estudo da PWC e Instituto Locomotiva 53% dos 2600 brasileiros das classes C/D/E entrevistados mudaram as marcas que consumiam por elas não estarem alinhadas com seus valores e desejo de compromissos reais com a sociedade e meio ambiente.
Este dado mostra que o povo sabe o que quer, não importa se as pessoas não sabem o que significa a sigla ESG. Enviromental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança), o núcleo central de seu conceito já está internalizado na cabeça e na vida do brasileiro. Pergunte a qualquer pessoa:
Você prefere comprar de uma marca que explora pessoas humildes e crianças (condições análogas à escravidão) ou de marcas que apoiam projetos de desenvolvimento de comunidades, de pessoas periféricas e minorias de vários recortes da sociedade?
Você prefere comprar de uma marca que polui o meio ambiente ou de marcas que investem na redução da geração de resíduos, na reciclagem, na redução das emissões de cases e na compensação de carbono?
Eu não tenho dúvida da resposta que você vai receber.
A mesma pesquisa que citei acima evidencia que 86% dos brasileiros priorizam marcas e lojas sustentáveis. Isso deixa claro que ao contrário de que muitos teóricos pensam, ESG não é sobre teorias, é sobre prática, e as pessoas já abraçaram isso como base para um critério de escolha.
Tendo em vista este cenário eu pergunto: O que a sua empresa está fazendo para manter os clientes atuais e conquistar novos clientes?
Na história do mundo dos negócios não faltam casos de empresas que não entenderam a mudança dos tempos e faliram e deixaram de existir.
É urgente que todas as pessoas que exercem posição de liderança orientem os esforços internos de suas companhias para planejar produtos e serviços que além de lucro, gerem impacto socioambiental, que pensem no uso de ESG como critério de desempate na escolha por sua marca nas campanhas de marketing e estratégias comerciais.
É fundamental fomentar a inovação partindo do princípio de como aquilo que eu quero evoluir pode impactar e ser impactado pelos princípios de gestão alinhados a ESG.
Dentre todas as coisas positivas que ESG trouxe para a gestão das empresas e para a sociedade, a que mais me encanta é a certeza de que fazer pela sociedade é fazer pela empresa, os dias de uma empresa de sucesso fincada em uma terra arrasada acabaram, quanto mais próspera uma sociedade, mas próspera será uma empresa.