O brasileiro está mudando e a sua empresa?

69
Publicidade

Segundo estudo da PWC e Instituto Locomotiva 53% dos 2600 brasileiros das classes C/D/E entrevistados mudaram as marcas que consumiam por elas não estarem alinhadas com seus valores e desejo de compromissos reais com a sociedade e meio ambiente.

Este dado mostra que o povo sabe o que quer, não importa se as pessoas não sabem o que significa a sigla ESG. Enviromental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança), o núcleo central de seu conceito já está internalizado na cabeça e na vida do brasileiro. Pergunte a qualquer pessoa:

Você prefere comprar de uma marca que explora pessoas humildes e crianças (condições análogas à escravidão) ou de marcas que apoiam projetos de desenvolvimento de comunidades, de pessoas periféricas e minorias de vários recortes da sociedade?

Você prefere comprar de uma marca que polui o meio ambiente ou de marcas que investem na redução da geração de resíduos, na reciclagem, na redução das emissões de cases e na compensação de carbono?

Eu não tenho dúvida da resposta que você vai receber.

A mesma pesquisa que citei acima evidencia que 86% dos brasileiros priorizam marcas e lojas sustentáveis. Isso deixa claro que ao contrário de que muitos teóricos pensam, ESG não é sobre teorias, é sobre prática, e as pessoas já abraçaram isso como base para um critério de escolha.

Tendo em vista este cenário eu pergunto: O que a sua empresa está fazendo para manter os clientes atuais e conquistar novos clientes?

Na história do mundo dos negócios não faltam casos de empresas que não entenderam a mudança dos tempos e faliram e deixaram de existir.

É urgente que todas as pessoas que exercem posição de liderança orientem os esforços internos de suas companhias para planejar produtos e serviços que além de lucro, gerem impacto socioambiental, que pensem no uso de ESG como critério de desempate na escolha por sua marca nas campanhas de marketing e estratégias comerciais.

É fundamental fomentar a inovação partindo do princípio de como aquilo que eu quero evoluir pode impactar e ser impactado pelos princípios de gestão alinhados a ESG.

Dentre todas as coisas positivas que ESG trouxe para a gestão das empresas e para a sociedade, a que mais me encanta é a certeza de que fazer pela sociedade é fazer pela empresa, os dias de uma empresa de sucesso fincada em uma terra arrasada acabaram, quanto mais próspera uma sociedade, mas próspera será uma empresa.

Publicidade
Bira Miranda
Publicitário com 26 anos de atuação no Brasil e em Portugal, especialista em ESG com cursos no United Nations System Staff College e na EDX - Solve - Mit (Massachusetts Institute of Technology). Fundador e Líder de Estratégia na YPY Consulting - Consultoria em Sustentabilidade e Presidente da Associação de Assistência e Desenvolvimento Humano DaRua (Entidade dedicada acolher pessoas em situação de rua em SP).