Os consumidores devem gastar aproximadamente US$ 14 bilhões (R$ 76,3 bilhões) durante o evento promocional de dois dias da Amazon, programado para esta semana, conforme projeções da Adobe Analytics, empresa especializada em dados de transações de comércio eletrônico.
Os gastos na Amazon nessa terça-feira, 16, e quarta-feira, 17, podem representar um aumento de 10,5% em relação ao Prime Day de 2023, conforme indicado pela Adobe. No Brasil, o evento ocorre de terça-feira a domingo, 21.
A Amazon lançou o Prime Day há uma década, geralmente em julho, e o evento representa de 1% a 2% das vendas globais líquidas da empresa, conforme a CFRA Research.
Este ano, a Amazon iniciou suas ofertas pré-Prime Day no início de julho, abrangendo roupas, equipamentos para volta às aulas, produtos de bem-estar e eletrônicos, embora tenha adiado o evento em cinco dias em relação ao calendário usual.
No ano passado, a Amazon relatou que o primeiro dia do Prime Day foi o maior dia de vendas de todos os tempos para a empresa, embora não tenha divulgado o total faturado. Os consumidores gastaram US$ 12,7 bilhões (R$ 69,2 bilhões) na Amazon durante o Prime Day do ano passado, representando um aumento de 6,1% em relação ao evento de 2022, de acordo com a Adobe.
O Prime Day da Amazon transforma julho, um período tipicamente lento para varejistas, especialmente no hemisfério norte, em uma temporada em que os compradores procuram por ofertas.
Concorrentes como Walmart e Target também estão lançando descontos e eventos de marketing em julho para competir com a Amazon e capturar uma parte dos US$ 38,8 bilhões (R$ 211,6 bilhões) que os norte-americanos gastarão em mercadorias para volta às aulas neste verão, segundo dados da Federação Nacional de Varejo dos EUA.
“Esperamos um impulso significativo para a volta às aulas”, disse Vivek Pandya, principal analista de insights da Adobe. Ele observa que os consumidores estão mais inclinados a gastar e veem o Prime Day como uma oportunidade para compras relacionadas à volta às aulas.
A Adobe estima que os consumidores gastarão US$ 7,1 bilhões (R$ 38,7 bilhões) na Amazon apenas na terça-feira, um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior. Para o segundo dia, a previsão é de US$ 6,9 bilhões (R$ 37,6 bilhões) em vendas online, um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior.
A Adobe prevê que a Amazon oferecerá descontos de 22% em eletrônicos, 20% em roupas, 17% em artigos para casa e móveis, e 11% em artigos esportivos durante o Prime Day. Essas projeções da Adobe são baseadas em análises de dados que avaliam as transações de Prime Days anteriores.
Fonte: Forbes Brasil