Entre 2019 e 2022, o número de empresas comerciais que realizam vendas pela internet aumentou de 1,9 mil para 3,4 mil, representando um crescimento de 79,2%. Esses dados são da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) 2022, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo IBGE.
A pesquisa do PAC inclui a internet como uma das formas de transação fornecidas pelas empresas, englobando vendas por sites, aplicativos, mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.
“Em 2019, apenas 4,7% das empresas realizavam algum tipo de comercialização pela internet. Esse número subiu para 8,0% em 2022. Houve um aumento significativo entre 2019 e 2020, esperado devido à pandemia, seguido por um crescimento mais modesto nos anos seguintes,” comenta Marcelo Miranda, analista da pesquisa.
Os setores varejistas com maior participação no comércio online são: informática, comunicação e artigos de uso doméstico (20,3% do total), material de construção (16,3%) e tecidos, vestuário, calçados e armarinho (15,0%).
“O setor de informática, comunicação e artigos de uso doméstico foi o mais significativo em relação ao total de empresas de varejo que vendem pela internet, mas também experimentou a maior perda de participação desde o período pré-pandemia, com uma queda de 4,2 pontos percentuais,” afirma Miranda.
Em relação ao período pré-pandemia, a receita bruta do varejo proveniente de compras realizadas pela internet aumentou de 5,3% em 2019 para 8,4% em 2022. No entanto, comparado a 2021, houve uma redução de 0,7 pontos percentuais.
“Em 2022, especialmente a partir do segundo semestre, com a reabertura total do comércio e a eliminação das restrições, as vendas fora da internet podem ter sido incentivadas, resultando na diminuição da relevância das transações online,” conclui o analista.
Fonte: Info Money