Nubank vai aderir ao Celular Seguro: clientes de banco terão cartões bloqueados ao emitirem alerta

Instituição também vai desconectar usuários do aplicativo nessas situações

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O banco digital Nubank começou o processo de integração ao Celular Seguro, programa desenvolvido pelo governo federal em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Agência Nacional de Telecomunicações. Com 92 milhões de clientes no país, a instituição passará a fazer bloqueios de cartões virtuais e a desconectar usuários do aplicativo quando um cidadão emitir um alerta através da plataforma.

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— Nosso objetivo é alcançar efetivamente as dezenas de milhões de clientes do Nubank, que poderão se integrar à rede do Celular Seguro. Estamos trabalhando para ampliar o alcance da ferramenta, corrigindo erros e ampliando a segurança oferecida por ela — destaca o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto.

Ainda não há data para a adesão ser concluída. Mas o Nubank será a 13º instituição a fazer isso. Atualmente, além da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos que bloqueiam os acessos às contas via aplicativo a partir de alertas na ferramenta são: Pan, Inter, Sicoob, Caixa, BTG Pactual, XP Investimentos, Santander, Safra, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Bradesco.

A plataforma também permite que operadoras de telefonia bloqueiam os chips dos telefones roubados, furtados ou extraviados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por sua vez, efetua o bloqueio do aparelho, a partir do IMEI, que é a identificação de cada telefone móvel.