Nordestinas são ¼ das mulheres empreendedoras do Brasil

77
Publicidade

A Pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios 2024, realizada pelo Instituto RME (Rede Mulher Empreendedora), aponta que o Nordeste abriga 25% das mulheres empreendedoras do Brasil. Os dados apresentam recorte que revela desigualdades financeiras entre elas no país: 52% das empreendedoras pretas e pardas relatam enfrentar dívidas, enquanto esse índice entre as brancas é de 45%.

A pesquisa, que estuda o impacto da “Economia do cuidado” na vida profissional das mulheres, destaca ainda que 73% das empreendedoras são mães, das quais 37% são mães solo, evidenciando o papel do empreendedorismo como uma alternativa para driblar as dificuldades no mercado de trabalho tradicional.

No que se refere à idade, 60% das empreendedoras têm entre 30 e 49 anos, e 52% possuem ensino superior. No entanto, enquanto 61% das mulheres brancas têm ensino superior, apenas 44% das pretas e pardas atingem esse nível de educação.

“Desde 2016 nós fazemos essa pesquisa anualmente. Um ponto de destaque: 73% das empreendedoras são mães e mais de 68% afirmam que os filhos vieram antes dela ser empreendedora, o que mostra, claramente, muita resistência no nosso mercado de trabalho em aceitar uma mãe enquanto profissional. Nestes casos, o caminho que resta é o do empreendedorismo”, explica Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME. 

Fonte: Revista NE

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorHackers já estão usando IA contra você: veja 7 dicas para se proteger
Próximo artigoTrabalhadores protestam contra escala 6×1 na Avenida Paulista
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.