A Neoenergia anunciou, nesta sexta-feira (1º), um investimento de R$ 300 milhões para expandir a geração de energia renovável em Fernando de Noronha. O montante será aplicado na instalação de sistemas de energia fotovoltaica e em soluções de armazenamento por baterias, com o objetivo de reduzir em até 85% as emissões de carbono no arquipélago, conforme proposto pelo projeto Noronha Verde. A iniciativa, que deverá estar em operação no início de 2027, visa substituir a atual matriz energética da ilha, predominantemente movida a diesel, que gera poluentes.
- LEIA MAIS: Pré-sal tem recorde de produção em setembro
O projeto também trará benefícios financeiros a consumidores de todo o Brasil, pois reduzirá os encargos e subsídios da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), atualmente usados para cobrir o custo da energia a diesel em Noronha. Com a publicação da portaria do Ministério de Minas e Energia, que autoriza a Neoenergia Pernambuco a ampliar a geração renovável na região, a empresa terá 30 dias para apresentar seu plano de investimento.
“Autorizamos um dos grandes projetos de geração de energia renovável centralizada, visando à descarbonização da ilha e ao fortalecimento das fontes renováveis no país”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
*CNN Brasil
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp