Ministério do Turismo alerta para fraudes e orienta consumidores sobre segurança em viagens

O MTur, em parceria com o Ministério da Justiça, disponibiliza as cartilhas "Consumidor Turista", com informações sobre direitos e deveres dos viajantes

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Aeroporto de Congonhas: A capital paulista foi o destino mais procurado no Voa Brasil, com 2.918 reservas — Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo

Com o aumento das transações digitais no setor de turismo, cresce também o número de fraudes que podem prejudicar consumidores. Para evitar golpes, o Ministério do Turismo (MTur) recomenda verificar se prestadores de serviços estão registrados no Cadastur, sistema oficial que certifica a legalidade de agências de viagem, meios de hospedagem e guias turísticos.

Os consumidores podem acessar o site do Cadastur para confirmar a regularidade dos serviços antes da contratação. Além disso, ao encontrar ofertas de viagem, é aconselhável entrar em contato diretamente com o prestador para verificar a autenticidade das informações e desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

Para formalizar qualquer contratação, é essencial exigir um contrato detalhado, que especifique os serviços incluídos, condições de cancelamento e penalidades aplicáveis. Manter comprovantes e recibos também é recomendado para eventuais reclamações.

O MTur, em parceria com o Ministério da Justiça, disponibiliza as cartilhas “Consumidor Turista”, com informações sobre direitos e deveres dos viajantes. O material está disponível para consulta online.

O ministério também realiza campanhas de conscientização para orientar consumidores sobre fraudes digitais em compras de serviços turísticos online. As iniciativas buscam garantir maior segurança nas transações e evitar prejuízos aos viajantes.

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Redação
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