Ministério do Trabalho alerta sobre mensagens falsas enviadas a trabalhadores e empregadores

Pasta orienta a não abrir links nem fornecer informações pessoais em caso de recebimento de e-mails

25
Publicidade

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu um alerta informando que não envia mensagens por e-mail para empregadores ou trabalhadores. De acordo com a pasta, e-mails que alegam ser do MTE podem, na verdade, ser tentativas de fraude.

A Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE está promovendo uma campanha de divulgação do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), um sistema criado para facilitar a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores. No entanto, as mensagens são enviadas apenas por meio desse sistema para todos os empregadores que utilizam o FGTS Digital, o próprio DET ou que transmitiram eventos pelo eSocial.

“Toda comunicação oficial relacionada a processos trabalhistas, benefícios ou outros assuntos relevantes é realizada exclusivamente por meio dos canais oficiais do ministério, como o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)”, afirma o comunicado do MTE.

Não abra links

A orientação do Ministério para aqueles que receberem um e-mail se passando pela pasta é não abrir links nem fornecer informações pessoais.

Em caso de dúvidas ao receber um e-mail em nome do Ministério, a pasta recomenda que o cidadão entre em contato diretamente com o MTE pelo telefone 158 ou pelo Fala.BR no site falabr.cgu.gov.br/web/home. Outra opção é consultar o site oficial para verificar a autenticidade da comunicação.

Publicidade