Meta testa ‘clones’ de influencers que conversam com usuários

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Creator AI, recurso da Meta capaz de criar versões virtuais de influenciadores — Foto: Divulgação/Meta

A Meta, proprietária do Instagram, WhatsApp e Facebook, está buscando aproximar ainda mais influenciadores de seus seguidores. Para isso, a empresa está desenvolvendo uma tecnologia que cria versões digitais, ou “clones”, de pessoas famosas dentro de suas plataformas.

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Chamado de Creator AI, o recurso permitirá a criação de avatares virtuais de figuras públicas. O objetivo é oferecer respostas automáticas que reproduzam o estilo único dos criadores de conteúdo, interagindo com as mensagens enviadas pelos fãs.

Uma primeira versão, para interações em texto, começou a ser liberada em julho nos Estados Unidos. Mas um modelo mais avançado, que simula ligações de vídeo com influenciadores, chega no início de 2025 aos EUA.

E ela é apenas das novas formas planejadas pela Meta para lidar com o conteúdo de influenciadores. A empresa também testa uma ferramenta que poderá dublar automaticamente áudios do Reels para outros idiomas.

“O Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará seus lábios para corresponder”, explicou a companhia.

A Meta diz que está fazendo pequenos testes desse tipo de tradução no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que fazem vídeos em espanhol e inglês. “Planejamos expandir isso para mais criadores e idiomas”, afirmou.

Como o Creator AI vai funcionar

Voltado para influenciadores, o Creator AI funciona dentro da AI Studio, plataforma da Meta que também servirá para criar personagens de IA que não são baseados em pessoas reais.

O AI Studio é baseado no Llama, modelo de inteligência artificial que a empresa adotou para o Meta AI, pacote liberado para WhatsApp, Instagram e Messenger – e que foi criticado pelas gafes.

Os personagens criados no AI Studio podem ser baseados no que os influenciadores publicam nas redes sociais da Meta, como as legendas de fotos do Instagram e as postagens no Threads. Os criadores ainda terão a opção de indicar os assuntos que suas versões em IA devem evitar.

“Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos capaz de responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories”, disse a empresa.

A Meta diz ter políticas para manter os usuários em segurança e ajudar a garantir que as IAs são usadas de forma responsável. Por exemplo, as respostas geradas por inteligência artificial serão sinalizadas.

No caso do Meta AI, usuários perceberam erros com as mensagens que ele gera no WhatsApp. A inteligência artificial errou cálculos matemáticos simples e não foi capaz de apresentar pessoas ou memes famosos na internet.

Com informações do G1

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Redação
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