Mercado imobiliário deve ter estabilidade em 2025, prevê CBIC

No programa habitacional MCMV, a previsão é de estabilidade, com lançamentos e vendas mantendo níveis próximos aos recordes de 2024

59
Para CBIC, mercado imobiliário em 2025 deve ficar perto da estabilidade (Foto: Reprodução / © Reuters)
Publicidade

Os lançamentos e as vendas de imóveis no Brasil devem oscilar perto da estabilidade em 2025, segundo projeção divulgada nessa segunda-feira, 17, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

De acordo com o economista Celso Petrucci, membro da CBIC, o ano será desafiador para o setor devido às limitações no financiamento imobiliário.

No programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), a previsão é de estabilidade, com lançamentos e vendas mantendo níveis próximos aos recordes de 2024. O desempenho do segmento depende do financiamento a juros reduzidos, viabilizado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em 2024, o orçamento do fundo destinado ao programa aumentou de R$ 86 bilhões para R$ 130 bilhões. No entanto, segundo Petrucci, o orçamento para 2025 já atingiu seu limite, sem previsão de ampliação.

Para o mercado fora do MCMV, a expectativa é de variação entre queda de 5% e alta de 5% nos lançamentos e vendas. Neste segmento, os financiamentos não contam com subsídios e foram impactados pelo aumento das taxas de juros praticadas pelos bancos nos últimos meses, reduzindo a demanda tanto por parte dos compradores quanto dos incorporadores.

Redação com informações da Investing

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorFebraban projeta crescimento do crédito para 8,5% em 2025
Próximo artigoAlta do dólar e investimentos impulsionam turismo doméstico no Nordeste durante o carnaval
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.