Mercado de imóveis de alto padrão: uma análise global e regional do especialista

O século 21 trouxe uma nova era para o mercado imobiliário de alto padrão, criando uma sinergia que está transformando o setor.

127
Pedro Morais, sócio da Plano 83 Consultoria Imobiliária

Uma forte tendência está permeando o mercado de imóveis de alto padrão em todo o mundo. De acordo com Marcus Araújo, especialista em dados do mercado imobiliário, esse nicho está atraindo cada vez mais investimentos de pessoas com altas rendas que buscam atualizar suas moradias e diversificar seus portfólios. O movimento global é evidente. Nos Estados Unidos, por exemplo, empreendimentos de altíssimo padrão estão sendo vendidos a uma velocidade impressionante, a mais alta da história.

Na Europa e em outras partes do mundo, a demanda por imóveis de luxo também está super em alta. Dubai, em particular, se beneficia de sua localização estratégica, a apenas 4 a 6 horas de voo de países populosos como a Índia e do Leste Europeu, sendo  outro exemplo contundente da tendência. 

No Brasil não tem sido diferente. Um recorte para a região Nordeste mostra ainda que, associada à demanda crescente, a hiper personalização é outro movimento importante, assim como o cobranding, associando marcas globais de luxo aos novos empreendimentos para a alta renda, como é o caso do recém-lançado  Setai Residences Design by Pininfarina, pelo Grupo Setai, em João Pessoa.

Leia também: https://paraibabusiness.com.br/setai-lancamento-designer-pininfarina/

Isso significa, de acordo com Pedro Morais, sócio da Plano 83 Consultoria Imobiliária e expert no mercado de alto luxo na Paraíba, muitas oportunidades no mercado, No entanto,  indica também a necessidade de maior preparo no atendimento a esse perfil cliente, cada dia mais exigente e ciente do que o mercado é capaz de oferecer em termos de tecnologia do morar, customização de planta e acabamentos, enfim, todo tipo de inovação. Isso é especialmente relevante para aqueles que estão trocando imóveis “antigos” por unidades com mais modernidade e tecnologia embarcadas.

Pedro Morais participou semana passada do evento Missão Alto Padrão e Luxo, edição em Fortaleza, exatamente para estar sempre no up to date com as demandas desse nicho de mercado. Segundo ele, foram dois dias de imersão com outros especialistas, trocando ideias e estabelecendo parcerias estratégicas com players que também são referência, além de visitas aos mais icônicos empreendimentos da capital do Ceará. Morais citou como exemplo um residencial com elevador que deixa o carro do morador na sala do apartamento, com assinatura da Diagonal Engenharia. 

Para Pedro Morais, o atendimento ao cliente de alto padrão é um diferencial que vai além do óbvio. “É essencial compreender as necessidades e expectativas desse público, oferecendo um serviço personalizado e de alta qualidade. A tecnologia e a inovação são importantes, mas o atendimento humanizado, a atenção aos detalhes e a construção de um relacionamento de confiança fazem toda a diferença”, conclui Morais.

O evento Missão Alto Padrão e Luxo é uma iniciativa que reúne os principais nomes do setor imobiliário de luxo para discutir tendências, inovações e estratégias de mercado. A próxima edição do evento será realizada em Miami, uma das cidades mais emblemáticas para o mercado de alto padrão, oferecendo uma oportunidade única para networking e aprendizado com os maiores especialistas do mundo. 

Artigo anteriorPlano Safra para grandes produtores rurais soma R$ 400 bilhões em 2024
Próximo artigoConstrutora Bauten chega a Bananeiras com condomínio de luxo de casas prontas
Vanessa J Laini
Vanessa Laini é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com vasta experiência em diversas áreas da comunicação, liderou equipes em agências de publicidade e comunicação, demonstrando habilidade no planejamento e execução de estratégias.