Em um mundo onde as preocupações ambientais estão cada vez mais presentes, iniciativas voltadas para a sustentabilidade tornaram-se essenciais para empresas de todos os setores. No mercado da beleza, uma marca brasileira está se destacando nesse aspecto ao lançar a primeira linha de maquiagem sem plástico.
Fundada em 2016, a Dalla, conhecida pela sua Base Matte Vegana que se tornou viral entre influenciadoras, lança a linha BEM QUERER, composta por seis produtos. Toda a coleção apresenta embalagens recicláveis feitas exclusivamente de papel e madeira de reflorestamento, sem nenhum plástico, e utiliza cola à base de água.
Considerando somente a produção do primeiro lote, a marca já reduziu cerca de 4.299 quilos de plástico, material que pode levar de 500 a 600 anos para se decompor na natureza. Em fevereiro de 2024, a marca brasileira pioneira em maquiagem vegana, conquistou sua certificação ESG (Environmental Social and Governance). Essa certificação se refere à integração da geração de valor econômico em todo o funcionamento do negócio, reafirmando sua preocupação com as questões ambientais.
“A Dalla tem em seu DNA inovação e solução. Fomos pioneiros em criar produtos veganos quando pouco se falava disso. Com BEM QUERER acreditamos que podemos ir ainda mais longe e colocar o mercado brasileiro de beleza no topo. Só é beleza se tiver beleza em tudo, no processo, no produto, na qualidade, na embalagem e, óbvio, na performance”, diz Eliane Dalla Vecchia, CEO e fundadora do Grupo Dalla.
Os produtos
A identidade visual completa da linha e os nomes escolhidos para cada produto foram meticulosamente planejados para capturar a essência brasileira. Os títulos selecionados foram inspirados em canções e poemas brasileiros, evocando o romance, o carinho e o aconchego. Essa escolha reflete a proposta de maquiagens naturais com acabamento delicado, em embalagens ornamentadas com detalhes inspirados na técnica de xilogravura.
“Inovar em embalagem no Brasil é particularmente desafiador, já que grande parte das indústrias importa da China. Entregar um produto de menor impacto e sem plástico nos deixa muito orgulhosos, pois trata-se de um projeto inédito e de muita importância”, afirma Eliane.
O Grupo Dalla é composto pelas marcas Dalla. São mais de 300 produtos no portfólio, 7,5 milhões de produtos produzidos por ano e mais de 4 mil pontos de venda em todo território nacional.
Fonte: Forbes Brasil