Luxo simples no imobiliário

90
Publicidade

O conceito de luxo simples tem ocupado cada vez mais espaço no mercado imobiliário, refletindo uma mudança no perfil dos consumidores que buscam sofisticação sem ostentação. Trata-se de um modelo que une conforto, exclusividade e qualidade, sem excessos desnecessários, criando ambientes elegantes, funcionais e que valorizam sobretudo o bem-estar humano e a sustentabilidade ambiental.

Diferente do luxo tradicional, marcado pela grandiosidade e a presença marcante de elementos ostensivos, o simples foca na experiência das pessoas, na praticidade do dia a dia e na valorização de detalhes relacionados ao prazer e bem-estar, inclusive à gastronomia, história e arte. Enquanto produto imobiliário, a ênfase do luxo simples se dá na qualidade dos materiais utilizados, no design inteligente e na integração com a natureza, proporcionando uma sensação de exclusividade de forma sutil e refinada, assim como nos projetos arquitetônicos que privilegiam iluminação natural, ventilação cruzada, acabamentos sofisticados e soluções tecnológicas que agregam valor controlado.

Os imóveis do luxo simples apresentam linhas arquitetônicas limpas, espaços amplos, funcionais e bem distribuídos, evitando abusos decorativos. O objetivo é sempre criar ambientes agradáveis e acolhedores, utilizando materiais nobres como madeira, concreto aparente, pedra natural e metais escovados, proporcionando as melhores e mais puras sensações de paz, aconchego e felicidade. A automação residencial é também um dos pilares a parte do conceito relacionado ao luxo simples. Sistemas de iluminação inteligente, climatização eficiente e fechaduras digitais são exemplos de soluções que garantem conforto e praticidade, sem, contudo, estar incorrendo em alto custo de investimento. O luxo simples valoriza práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de água da chuva, painéis solares e isolamento térmico eficiente.

Nos condomínios, a simplicidade se reflete na criação de espaços compartilhados que priorizam conforto e usabilidade. Áreas de lazer bem planejadas, espaços de coworking e jardins internos são exemplos de tendências que aliam elegância e funcionalidade. Empreendimentos que adotam o luxo simples costumam estar localizados em bairros que oferecem qualidade de vida, com fácil acesso a serviços essenciais, transporte eficiente e opções de lazer ao ar livre. A proximidade com parques e praças, áreas verdes e praias se torna um diferencial importante.

A aplicação do luxo simples nos empreendimentos imobiliários representa uma evolução no setor, atendendo a um público decidido às mudanças conceituais no que concerne à rotina de vida, conforto, relações humanas, entre outros fatores como autenticidade e sustentabilidade. O luxo simples é uma quebra de paradigma em prol de uma vida mais feliz, se trata do enfrentamento consciente de barreiras que até então induzem a uma vida em sociedade derivada de caminhos e regras que pregam a ostentação e a exposição como prova de status social. Dessa forma, o mercado imobiliário vem se adaptando às novas demandas da sociedade e cada vez mais deverá ofertar projetos imobiliários que equilibrem requinte e praticidade, associados aos valores mais sublimes da alma humana como a amizade, respeito, lealdade, compartilhamento, entre tantos a serem traduzidos em lares sóbrios e verdadeiros. 

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorPesquisa revela desafios financeiros e a importância do protagonismo feminino no Nordeste
Próximo artigoIBGE: PIB do Brasil fecha 2024 com alta de 3,4%
Glauco Morais
Glauco Morais, Advogado, Turismólogo, Corretor de Imóveis, ex-Secretário de Turismo de João Pessoa, sócio-fundador da Consultoria Imobiliária Plano 83, é um profundo conhecedor do mercado imobiliário, com especial enfoque no estado da Paraíba.