Todas as grandes marcas de luxo, somadas, registraram uma queda de € 400 milhões em vendas. A exceção foi a Hermès, que experimentou um crescimento de € 440 milhões, com um aumento de 13% em comparação ao ano anterior.
Por outro lado, a LVMH, que inclui a tradicional Louis Vuitton, teve um crescimento modesto de apenas 1%, enquanto a Kering, proprietária da Gucci, sofreu uma perda de 13%.
O que está acontecendo?
Dados indicam que todos os perfis de clientes de produtos de luxo reduziram seus gastos ao longo do último ano — na China devido à crise imobiliária e nos EUA devido a uma diminuição geral de gastos.
Além disso, mesmo os consumidores mais afluentes estão se tornando mais seletivos, priorizando a qualidade e evitando a ostentação de logomarcas e estampas — o que se denomina “quiet luxury”. A Gucci, por exemplo, viu uma queda de quase 20% em sua receita e recentemente trocou seu diretor criativo.
A Burberry substituiu seu CEO após uma tentativa de reposicionamento malsucedida, e suas ações caíram mais 50% desde o início do ano.
Perspectiva geral: Em 2024, o mercado de bens de luxo deve gerar uma receita de US$ 368 bilhões, com um crescimento médio anual de 3,2%.
Fonte: The News