A solenidade de inauguração do Lote 2 da Vertente Litorânea Paraibana, será na sexta-feira, dia 30, em Riachão do Poço.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Paraíba na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, para participar da inauguração do Lote 2 da Vertente Litorânea Paraibana (Canal Acauã/Araçagi). A cerimônia acontece no município de Riachão do Poço, localizado na Zona da Mata paraibana, região de Sapé.
A cerimônia de inauguração está marcada para as 10h e contará com a presença de diversas autoridades locais e federais. A prefeita de Riachão do Poço, Cilinha, confirmou o recebimento do convite oficial do cerimonial da Presidência da República para participar da solenidade. O evento marca um passo significativo para o desenvolvimento hídrico da região, que há muito tempo aguarda pela conclusão deste importante projeto de infraestrutura.
O Canal Acauã/Araçagi é uma obra estratégica para a Paraíba, destinada a garantir a segurança hídrica de várias cidades da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. A inauguração do Lote II é mais um avanço na conclusão deste projeto vital para a população paraibana.
A construção do Canal Acauã-Araçagi é considerada a maior obra hídrica do Estado executada pelo Governo da Paraíba, por meio da Seirhma, com investimento de R$ 1 bilhão e 42 milhões, oriundos do tesouro estadual e do governo federal, nos dois primeiros lotes.
Segundo a Aesa, o Canal Acauã-Araçagi aproveita as águas interiores e as transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, através do Eixo Leste.
As águas transpostas pelo Projeto São Francisco já chegaram à Paraíba em março/17. A captação se dá no Açude Acauã (Barragem Argemiro de Figueiredo) localizada no baixo Rio Paraíba, ao sul do Estado. A partir da tomada d’água, o sistema adutor avança em direção ao norte até desaguar em um afluente do Rio Camaratuba, no município de Curral de Cima. Neste percurso de aproximadamente 129,178 km de extensão, o sistema adutor cruza as bacias dos rios Gurinhém, Mirirí, e Mamanguape/Araçagi, integrando-as, e promove implantação de obras do empreendimento em áreas dos municípios de Itatuba, Mogeiro, Salgado de São Felíx, Itabaiana, São José dos Ramos, Riachão do Poço, Sobrado, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca e Curral de Cima.
Fonte: Aesa/F5