O presidente Luiz Inácio da Silva voltou a afirmar nesta sexta-feira que vai isentar imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil ao mês. Promessa de campanha do presidente, medida ainda não foi implementada pelo governo, que enfrenta momento de equilíbrio nas contas públicas.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, presidente garantiu que a isenção “está de pé”, mas ressaltou que é preciso definir uma medida compensatória para minimizar os efeitos da isenção no sistema tributário.
— Está de pé, e vamos fazer. Vamos fazer porque, veja eu sei que é difícil mudar as coisas porque toda vez que você vai isentar uma pessoa de pagar alguma coisa vc precisa ver o que vai colocar no lugar. Mas veja, é humanamente injusto que o trabalhador brasileiro, seja, quem paga imposto de renda, pq é descontado na fonte […] Então é justo que as pessoas que recebem até R$ 5 mil tenham mais dinheiro para comer, para cuidar da família — disse o presidente.
Segundo presidente, o governo também estuda também o fim da cobrança de imposto de renda sobre a participação nos lucros e resultados (PLR) dos trabalhadores.
— Nós cobramos imposto de renda do PLR, da participação do lucro dos trabalhadores. Essa é uma coisa que eu estou pensando como a gente vai conseguir não cobrar do PLR, porque o trabalhador trabalha o ano inteiro, produz, chega o final do ano recebe o PLR e paga 27% do imposto de renda — afirmou Lula.