Lula chama IBGE para participar de reunião ministerial: ‘Merecedor de todas as confianças’

Indicação de Marcio Pochmann para presidência do instituto no ano passado gerou desconforto dentro do governo

49
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, a participar da reunião ministerial desta quinta-feira e afirmou que o órgão é “merecedor de todas as confianças”.

Na abertura da reunião desta quinta, Lula disse que chamou Pochmann ao compromisso para que o restante do governo tenha noção do trabalho que está sendo feito no Instituto e dê condições para que o órgão possa “fazer muito mais”.

— Eu pedi para o IBGE vir para essa reunião, porque eu quero que o governo saiba como está o IBGE. O IBGE, possivelmente sendo o instituto de pesquisa mais importante que um país tenha na América Latina, que tem um histórico altamente respeitável no Brasil, o IBGE é merecedor de todas as confianças que a gente queira depositar em alguém. Mas é preciso a gente saber que a gente precisa dar condições para que o IBGE possa fazer muito mais — disse o presidente.

Lula também elogiou o comandante do instituto de pesquisas, a quem ele afirmou ser “altamente competente”

— É um companheiro [Marcio Pochmann] altamente competente, altamente preparado, altamente sério e respeitado, não apenas na questão da academia, mas respeitado junto a política também.

A escolha de Pochmann como presidente do IBGE causou desconforto dentro do governo. Na época da indicação, em agosto do ano passado, a veiculação do nome do economista causou apreensão nos Ministérios do Planejamento e da Fazenda.

Um dos motivos apontados é que a escolha pelo economista representaria uma ingerência no Ministério do Planejamento, comandado por Simone Tebet, já que o IBGE é ligado à sua pasta.

No ano passado, Lula criticou a repercussão da indicação de Pochmann para presidência do IBGE. O presidente disse que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já sabia de seu desejo sobre o nome para ocupar a presidência do órgão “há muito tempo” e elogiou o currículo do economista, ligado ao PT.

— A (ministra) Simone Tebet sabe que o Marcio Pochmann é meu escolhido há muito tempo e, com toda a clareza, ela ponderou que era importante terminar o Censo. Terminou o Censo, agora o Marcio Pochmann vai tomar posse como presidente do IBGE — disse Lula.

Publicidade