Lula anuncia acordo sobre desoneração da folha dos municípios

144
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira o acordo para a desoneração da folha dos municípios. O anúncio foi oficializado durante participação na Marcha em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília.

Lula começou o anúncio brincando com os prefeitos e vereadores presentes afirmando que “quem dá a boa notícia” é o presidente da República. Em seguida, falou sobre o acordo já anunciado pelo Congresso e pelo governo federal.

— Pois bem, eu queria dizer para vocês alguns anúncios que poderia ser do ministro da Fazenda, da Casa Civil, que poderia ser o Alckmin. Mas vocês prefeitos sabem, no dia a dia de vocês, que notícia boa quem dá é o prefeito. E aqui, o presidente da República. Notícia ruim quem dá são os ministros — afirmou Lula, completando: — Depois de muita discussão, vou falar sobre a desoneração da folha dos municípios. O governo federal, junto com a Suprema Corte, Câmara e Senado, estabeleceu a manutenção da alíquota da previdência dos municípios em 8%.

Lula ainda afirmou que o acordo será detalhado em um projeto de lei que terá o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) como relator. Lula cobrou ao aliado que a matéria seja votada em no máximo 60 dias, prazo de vigência da liminar do ministro do STF, Cristiano Zanin, que suspende o retorno da alíquota.

— O que é mais importante, companheiro Jaques, é que temos no máximo 60 dias para votar esse projeto de lei. Então temos que trabalhar com muita urgência para que os prefeitos não sejam prejudicados.

Artigo anteriorConsultoria previdenciária de Itaguaí usa logomarca da Previdência Social e é alvo de ação da AGU
Próximo artigoDesenrola Brasil não será mais prorrogado, diz Ministério da Fazenda