Lufthansa negocia compra de 20% da TAP, diz jornal

327

CEO da aérea alemã deve se encontrar na segunda com membros do governo português, controlador da TAP.

O CEO da aérea alemã , Carsten Spohr, se encontra amanhã, segunda-feira, 2, com autoridades do governo português. A reunião acontece enquanto a empresa considera um possível investimento na TAP, que é estatal, de acordo com fontes a par das tratativas. A pedido da Lufthansa, o ministro das Finanças e o ministro das Infraestruturas de Portugal terão conversas com Carsten Spohr. O jornal italiano Corriere della Sera disse neste domingo que a Lufthansa buscará comprar uma participação inicial de 19,9% na TAP, citando fontes institucionais portuguesas. As negociações ainda estão em fase preliminar, disse uma das fontes. Procurada, a Lufthansa não quis comentar.

O governo de Portugal reafirmou que os termos da venda ainda precisam ser definidos. O governo anterior tinha como objetivo vender pelo menos 51% da companhia aérea. A Lufthansa, assim como a – e a IAG, dona da British Airways e da Iberia, declararam publicamente seu interesse na TAP. O maior atrativo da companhia aérea baseada em Lisboa está em seus vínculos com o Brasil, do qual é a maior provedora europeia. A TAP também mantém uma forte presença na África e opera vários voos para a América do Norte.

Spohr recentemente conseguiu autorização para a aquisição pela Lufthansa de uma participação na companhia aérea italiana ITA Airways. A IAG, por outro lado, abandonou sua tentativa de adquirir a Air Europa em meio à oposição de reguladores. Na semana passada, A Air France-KLM concluiu a compra de uma participação na aérea Scandinavian Airlines, multinacional da Noruega, Suécia e Dinamarca.