Lucro do Ant Group, braço financeiro do Alibaba, salta 193%, em recuperação após aperto das autoridades

Fintech criada por Jack Ma reformulou seus negócios em março, criando conselhos independentes para suas unidades internacionais, de banco de dados e de tecnologia digital

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O lucro do Ant Group, considerada a ‘joia da coroa’ da gigante do comércio eletrônico Alibaba, cresceu quase 193% no segundo trimestre, revertendo um declínio de um ano, à medida que a empresa de fintech recuperou terreno após uma repressão governamental.

Com sede em Hangzhou, a Ant contribuiu com quase 2,48 bilhões de yuans (US$ 343 milhões) para o lucro do Alibaba Group. Com base na participação de um terço do Alibaba na Ant, isso equivale a um lucro estimado de 7,5 bilhões de yuans nos três meses encerrados em junho, segundo cálculos da Bloomberg com base nas divulgações da empresa listada.

Os resultados contrastam com uma queda de 10% nos lucros nos três meses anteriores. Os resultados da Ant são reportados com um trimestre de atraso em relação aos do Alibaba. A Ant recusou comentar em um comunicado enviado por e-mail.

Em março, a Ant realizou amplas reformulações em seus negócios, criando conselhos independentes para suas unidades internacionais, de banco de dados e de tecnologia digital, visando futuros desmembramentos. A empresa tem expandido suas operações no exterior para compensar o crescimento mais lento no mercado doméstico.

As mudanças ocorreram depois que o bilionário abriu mão do controle da Ant no ano passado. A China encerrou sua repressão ao outrora promissor setor de internet ao impor multas superiores a US$ 1 bilhão à Ant e à Tencent Holdings em julho do ano passado.

Para expandir no exterior, a Ant levantou US$ 6,5 bilhões em empréstimos para refinanciar uma linha de crédito off-shore de mesmo valor, segundo fontes em setembro.

O negócio internacional da Ant vem desenvolvendo sua plataforma de gestão de tesouraria, conhecida como Whale, baseada em tecnologia blockchain. Além disso, trabalhou com o DBS Group Holdings, de Cingapura, para iniciar um projeto piloto de token de tesouraria que melhora a eficiência das movimentações entre contas bancárias.

A empresa também fez avanços em , lançando um pacote de serviços, incluindo um aplicativo chamado Zhixiaobao, que auxilia os usuários em tarefas como pedir refeições, chamar táxis e acessar outras funções dentro do aplicativo de pagamentos Alipay.

No mercado doméstico, a Ant está considerando vender sua participação na Baihang Credit, uma empresa de crédito pessoal, enquanto aguarda a aprovação de uma licença para uma entidade semelhante chamada Qiantang.

A Ant propôs recomprar até 7,6% de suas ações no ano passado, oferecendo a investidores como a Fidelity Investments e a T. Rowe Price Group a oportunidade de vender parte de suas ações.

Sob o plano de recompra, a avaliação da empresa foi reduzida para cerca de US$ 79 bilhões — bem abaixo de seu pico de US$ 280 bilhões antes de os há quatro anos.

Inicialmente atendendo a turistas chineses no exterior, a empresa expandiu seus serviços para se tornar uma infraestrutura de pagamentos internacionais chamada Alipay+, utilizada por diferentes carteiras digitais. A rede conecta 90 milhões de comerciantes em 66 mercados, de acordo com seu site.

A receita da afiliada Alibaba alcançou 236,5 bilhões de yuans nos três meses encerrados em setembro.

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