O grupo LATAM firmou um acordo com a Lufthansa Technik para implementar a plataforma digital AVIATAR, com o objetivo de prever falhas técnicas e otimizar os processos de manutenção. A nova tecnologia, que já está sendo utilizada, promete reduzir em até 20% os atrasos e cancelamentos causados por problemas técnicos. Mais de 300 aeronaves das famílias Airbus A320, Boeing 777 e Boeing 787 serão beneficiadas.
- Tecnologia da voz: como criar locuções e até clonar vozes na internet
- Os planos para colocar data centers na Lua e em órbita da Terra
- Petroleira árabe investe em carro elétrico?
O principal recurso adotado é o Predictive Health Analytics, ferramenta que analisa dados em tempo real para antecipar falhas antes que ocorram. A análise preditiva permite intervenções técnicas programadas, reduzindo paradas inesperadas e aumentando a confiabilidade das operações.
Outro avanço é o Registro Técnico Eletrônico, que substitui os antigos relatórios manuais preenchidos pelos pilotos. A partir de agora, as informações técnicas são registradas por meio de dispositivos móveis, com integração direta ao sistema de Manutenção e Engenharia da LATAM. O novo modelo agiliza os reparos e melhora a análise de dados operacionais.
Segundo Enrique Parada, diretor de Engenharia e Manutenção do LATAM Airlines Group, a parceria com a Lufthansa Technik é parte do processo de transformação digital da companhia. Ele destacou que o uso de dados será essencial para otimizar as operações de manutenção.
A LATAM e a Lufthansa Technik devem continuar colaborando no desenvolvimento de novas soluções baseadas em dados, com a possibilidade de expandir ainda mais o uso do AVIATAR no futuro.
Redação com informações do blog Passageiro de Primeira
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp