Jogos de Paris 2024: Paratleta usa exoesqueleto para carregar tocha olímpica

247
Publicidade

O paratleta Kevin Piette, de 36 anos, teve a honra de carregar a tocha olímpica das Olimpíadas de Paris 2024 nesta terça-feira, 24, utilizando um protótipo de exoesqueleto projetado para aumentar a independência de pessoas com deficiência.

Paraplégico há 11 anos devido a sequelas de um acidente de moto, Piette é membro da seleção francesa de tênis e colabora com a Wandercraft, uma empresa especializada em dispositivos robóticos para caminhar.

O exoesqueleto Atalante X, usado por Piette, é equipado com tecnologia que permite que as mãos dos usuários fiquem livres e possui ferramentas de autoestabilização, proporcionando maior segurança e estabilidade para pessoas com deficiência.

Como testador do protótipo, Piette participa das competições do projeto Cybathlon, onde indivíduos com deficiência utilizam tecnologias assistivas para realizar tarefas diárias.

Além da participação na cerimônia da tocha olímpica, a Wandercraft está promovendo o projeto Walk in Paris, que oferece testes do exoesqueleto Atalante X para demonstrar suas funcionalidades, ajudando pessoas com deficiência a se levantar, caminhar e se envolver em atividades físicas adaptadas.

Fundada em 2012 por um grupo de engenheiros, a Wandercraft tem como objetivo criar soluções mais eficientes do que as cadeiras de rodas, proporcionando maior mobilidade e independência. A primeira versão do exoesqueleto, Atalante, começou a ser comercializada em 2019 e é utilizada em hospitais de reabilitação e neurologia na Europa e nos Estados Unidos.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorGeração Z e Millenials preferem destinos menos turísticos, diz pesquisa
Próximo artigoPodcast sobre inteligência imobiliária é lançado na Paraíba
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.