João Pessoa pode ser a capital brasileira que sedia o maior pré-Carnaval do país, segundo declarações do secretário-executivo de Turismo do município, Daniel Rodrigues. Durante uma apresentação organizada para divulgar o esquema de segurança das prévias carnavalescas do estado, Rodrigues destacou a intenção de atrair turistas para a capital paraibana nesse período e apresentou o slogan: “A cidade onde o sol nasce primeiro e o Carnaval também”.
- LEIA MAIS: Alta do dólar e investimentos impulsionam turismo doméstico no Nordeste durante o carnaval
O secretário argumentou que as festividades que antecedem o Carnaval em João Pessoa têm potencial para se tornarem parte da identidade cultural e turística da cidade, assim como O Maior São João do Mundo é para Campina Grande. A proposta visa agregar ao turismo local possibilidades que vão além do sol e do mar, destacando a capital paraibana como um destino vibrante e cheio de vida durante o período pré-carnavalesco.
Embora João Pessoa não dispute a tradição do Carnaval do Rio de Janeiro ou a efervescência do Carnaval de Salvador, as prévias carnavalescas da cidade já conquistaram seu espaço. Um dos destaques é o bloco Muriçocas de Miramar, considerado o segundo maior bloco de arrasto do mundo, que atrai milhares de foliões todos os anos.
Além da animação das prévias, João Pessoa continua sendo um destino atrativo para quem busca tranquilidade. Após a agitação das festas, a cidade retoma sua calma característica, com praias de mar calmo, água de coco e peixe frito à disposição de quem prefere descansar longe do tumulto das festas. No entanto, até então, faltava um evento de grande porte capaz de atrair visitantes de outras cidades e estados em massa. Agora, o pré-Carnaval parece preencher essa lacuna.
Esquema de segurança reforçado
Para garantir a segurança durante as festividades, o estado está investindo em um esquema robusto. Serão mobilizados mais de 2,8 mil viaturas, 28 drones e 54 câmeras de segurança, concentradas principalmente na Via Folia, trecho final da Avenida Epitácio Pessoa por onde passam os maiores blocos. Somente nessa área, atuarão 667 policiais militares, 470 bombeiros militares e 2.667 policiais civis nos dias mais movimentados.
No bloco Muriçocas de Miramar, maior evento do pré-Carnaval da capital, haverá 700 policiais militares e 100 bombeiros militares. A Guarda Municipal e seguranças privados também darão suporte, realizando revistas e proibindo a venda e circulação de bebidas em recipientes de vidro.
A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas circulem pela Via Folia durante todo o período das prévias. Além disso, estima-se a geração de aproximadamente cinco mil empregos diretos e indiretos, reforçando a importância do Carnaval como impulsionador da economia local.
Fonte: Jornal A União
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp