João Pessoa ocupa 6º lugar no Nordeste em ranking de gestão pública

No ranking nacional, João Pessoa está na 65ª posição com um Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) de 0,577

159
João Pessoa ocupa 15º lugar ranking de capitais com mais área verde (Foto: Reprodução / Governo da Paraíba)
Publicidade

A sexta edição do estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM), realizado pela Macroplan, avalia as cidades brasileiras que oferecem melhores resultados em saúde, educação, segurança e saneamento & sustentabilidade, indicadores que estão sob a gestão municipal. O estudo, disponível no site desafiosdosmunicipios.com.br, analisou a evolução dos indicadores entre 2010 e 2023 nos 100 maiores municípios do país.

No ranking nacional, João Pessoa está na 65ª posição com um Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) de 0,577. No Nordeste, ocupa a 6ª posição entre as 20 cidades da região. O IDGM, índice composto por 15 indicadores das áreas analisadas, varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho.

Segundo Adriana Fontes, coordenadora do estudo e diretora de dados da Macroplan, a gestão municipal precisa de inovação para enfrentar a escassez de recursos e atender às demandas da sociedade. “Gerir com base em evidências e dar continuidade a políticas públicas eficazes são fundamentais para acelerar o desenvolvimento e reduzir desigualdades,” afirmou Fontes.

Classificações por área e desafios

A pesquisa da Macroplan também detalha as posições de João Pessoa em áreas específicas:

  • Segurança: João Pessoa ocupa a 56ª posição nacional, com um IDGM de 0,759, sendo a capital com maior avanço nessa área, subindo 37 posições desde 2010.
  • Saneamento: Com indicadores de acesso a esgoto, água, coleta de lixo e tratamento, a cidade está na 34ª posição e obteve o 4º maior avanço entre 2010 e 2023, subindo 13 posições.
  • Educação: Na 86ª posição, com um IDGM de 0,493, a capital apresentou melhora no IDEB do Ensino Fundamental, mas caiu 13 e 20 posições em sub-rankings específicos.
  • Saúde: Enfrentando grandes desafios, João Pessoa está na 73ª posição com um IDGM de 0,443, uma queda de 37 posições em relação a 2010.

Para Gustavo Morelli, sócio-diretor da Macroplan, resolver esses problemas requer uma visão de longo prazo, planejamento e continuidade nas políticas públicas eficazes. “Inovação e boa gestão são fundamentais para melhorar a qualidade dos serviços e dos gastos públicos,” concluiu.

Fonte: Portal da Capital

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorMais de 18 mil clientes aderem ao programa de descontos da Cagepa na primeira semana
Próximo artigoParaíba registra segunda maior alta em vendas no varejo no Brasil pelo terceiro mês consecutivo
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.