
A sexta edição do estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM), realizado pela Macroplan, avalia as cidades brasileiras que oferecem melhores resultados em saúde, educação, segurança e saneamento & sustentabilidade, indicadores que estão sob a gestão municipal. O estudo, disponível no site desafiosdosmunicipios.com.br, analisou a evolução dos indicadores entre 2010 e 2023 nos 100 maiores municípios do país.
No ranking nacional, João Pessoa está na 65ª posição com um Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) de 0,577. No Nordeste, ocupa a 6ª posição entre as 20 cidades da região. O IDGM, índice composto por 15 indicadores das áreas analisadas, varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho.
Segundo Adriana Fontes, coordenadora do estudo e diretora de dados da Macroplan, a gestão municipal precisa de inovação para enfrentar a escassez de recursos e atender às demandas da sociedade. “Gerir com base em evidências e dar continuidade a políticas públicas eficazes são fundamentais para acelerar o desenvolvimento e reduzir desigualdades,” afirmou Fontes.
Classificações por área e desafios
A pesquisa da Macroplan também detalha as posições de João Pessoa em áreas específicas:
- Segurança: João Pessoa ocupa a 56ª posição nacional, com um IDGM de 0,759, sendo a capital com maior avanço nessa área, subindo 37 posições desde 2010.
- Saneamento: Com indicadores de acesso a esgoto, água, coleta de lixo e tratamento, a cidade está na 34ª posição e obteve o 4º maior avanço entre 2010 e 2023, subindo 13 posições.
- Educação: Na 86ª posição, com um IDGM de 0,493, a capital apresentou melhora no IDEB do Ensino Fundamental, mas caiu 13 e 20 posições em sub-rankings específicos.
- Saúde: Enfrentando grandes desafios, João Pessoa está na 73ª posição com um IDGM de 0,443, uma queda de 37 posições em relação a 2010.
Para Gustavo Morelli, sócio-diretor da Macroplan, resolver esses problemas requer uma visão de longo prazo, planejamento e continuidade nas políticas públicas eficazes. “Inovação e boa gestão são fundamentais para melhorar a qualidade dos serviços e dos gastos públicos,” concluiu.
Fonte: Portal da Capital
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp