João Barbosa: dedicação à Paraíba e transformação na construção civil

81
Família Barbosa
Publicidade

O fundador da Construtora NEO ABC, João Barbosa, é uma figura emblemática no mercado de construção civil em João Pessoa. Sua trajetória é marcada, inicialmente, com muito estudo e uma sólida contribuição ao estado da Paraíba no setor de  agronegócios e, na sequência, na construção civil onde sua visão empreendedora contribuiu, e ainda contribui, para a transformação do setor, levando-o a conquistas e muitos desafios.

João Barbosa formou-se engenheiro agrônomo em 1966. Desde cedo, ele almejava voos mais altos e, com determinação, participou de um curso de planejamento oferecido pelo Banco do Nordeste em parceria com uma universidade de Israel. Por seis meses, transferiu-se com a família para Fortaleza para dedicar-se integralmente à nova formação. Essa experiência e o mestrado na área de economia iniciado em 1975 na Universidade Federal do Ceará foram divisores de água em sua carreira, ampliando seus horizontes e conhecimentos: “Eu sou de família grande e fui o único a conseguir me formar, então, sei a importância que uma boa formação tem e sempre fizemos, minha esposa e eu, de tudo para oferecer boas oportunidades de estudos para nossos quatro filhos”, relembra.

Barbosa voltou a João Pessoa em um momento no qual a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) estava muito ativa e as oportunidades foram surgindo, até mesmo em função dos títulos acadêmicos obtidos: “Eu queria usar o conhecimento adquirido para trabalhar em prol do estado da Paraíba nas áreas de planejamento e desenvolvimento”, conta João Barbosa. 

Conseguiu. Fundou e implantou a Comissão Estadual de Planejamento Agropecuário – CEPA e também a Empresa de Pesquisa, da qual foi o primeiro presidente. Na sequência, criou e implantou a Fundação de Desenvolvimento Rural da Paraíba – FUNDAP: “Foram anos muito produtivos e, com a experiência que eu tinha em planejamento, criei um núcleo para fazer projetos e, por isso, ia muito a Brasília reivindicar fundos e recursos para a Paraíba”, fala orgulhoso, contando que era muito apegado ao trabalho chegando a ficar 10 anos sem tirar férias.

E, de repente, por uma dessas coincidências da vida, durante um projeto sugerido pelo Banco Mundial que previa a contratação de empresa privada para fazer os trabalhos de campo na área de regularização fundiária, Barbosa defendeu que ele e sua equipe conduziriam o trabalho. Segundo ele, deu muito certo, tanto que mais adiante,  recebeu um convite para trabalhar no Banco Mundial: “Não titubiei. A proposta do Banco Mundial era inegável; pagava cinco vezes o que ganhava na ápoca”. 

João Barbosa foi, então, morar com a família em Recife, onde ficava o escritório do Banco Mundial, mas sem abandonar a ideia de criar uma empresa na área de construção civil que já gostava e tinha experimentado ao construir uma casa em João Pessoa para ser negociada. 

Construtora NEO ABC

No Banco Mundial, trabalhava inicialmente apenas no Nordeste, depois no Brasil todo e, depois, também liderando missões na América Latina: “Em Recife, eu continuei também a escrever meu projeto da empresa de construção, comecei a somar os recursos e, em 1991 criei a Construtora NEO ABC com meu concunhado português Antônio Patrício. Entre usar o dinheiro da venda da casa de João Pessoa, comprar a casa que foi propriedade de meu pai, quebrar o negócio e recomeçar com a venda de uma área de 63 hectares que minha esposa recebeu de herança, já são quase 34 anos no mercado da construção civil”, nos conta João Barbosa. 

Em 1996, o filho mais velho Adalberto formou-se em engenharia e juntou-se ao pai na Construtora que começou a crescer. Quatro anos depois, em 2000, outro filho, Alexandre, concluiu a formação em engenharia e também foi trabalhar na empresa e a Construtora passou a ganhar ainda mais corpo. 

A saída de Antônio Patrício da sociedade, por questões de idade, em 2005, marcou a divisão da empresa para a entrada do sobrinho Neto, também engenheiro: “Hoje, eu e meus quatro filhos somos os sócios da Construtora NEO ABC e meu sobrinho Neto, é da ABC Construções, esclarece João Barbosa, salientando que trabalham juntos, trocam ideias, com muito respeito e parceria. 

João Barbosa sempre atribuiu parte de seu sucesso ao apoio de sua esposa, que cuidou dos filhos durante suas frequentes viagens a trabalho. Ele acredita que, ao fazer o que se gosta com responsabilidade e integridade, o trabalho se torna mais leve, mesmo diante dos desafios que se impõem ao longo do caminho. Com 33 anos de história, a NEO ABC é uma marca sólida no mercado e está sempre em busca de inovações e tendências.  A empresa mantém atualmente cinco obras em andamento, a maioria situadas em áreas litorâneas, reforçando, dia a dia, sua presença no mercado. 

As novas gerações e inovações

O contínuo e consistente crescimento da Construtora é destacado por Alexandre Lucena, filho de João, que participa da gestão da empresa sempre atento às inovações e às novas demandas do mercado, de forma a manter a empresa no padrão da excelência pelo qual é reconhecida. Alexandre integra as mais modernas práticas e tecnologias construtivas, garantindo que a NEO ABC acompanhe e até mesmo lidere as tendências do setor. Com uma visão estratégica, ele busca constantemente oportunidades para expandir o portfólio da empresa, focando em projetos que aliam qualidade, eficiência e rentabilidade, consolidando, assim, a posição da NEO ABC como uma referência no mercado imobiliário da capital paraibana.

Este ano, ele revela, a NEO ABC planeja lançar um empreendimento com 100 unidades de apartamentos compactos, além de mais 180 unidades previstas para o próximo ano. O Edifício Arvoredo, localizado no bairro de Miramar, será entregue em setembro, seguido pelo Edifício Costeiro, na beira-mar de Intermares, em janeiro de 2025. 

Alexandre Barbosa também joga luz na linha Blizz da Construtora, que inclui projetos como Blizz Bessa, Blizz Navegantes, Blizz Tambaú e o próximo Blizz Cabo Branco, com assinatura do renomado arquiteto Paulo Macedo. Essa linha, segundo ele, reflete uma tendência crescente de apartamentos compactos que começou em São Paulo e agora tem se expandido em João Pessoa, atendendo às novas exigências de mercado. Ele acredita também que há uma demanda crescente por unidades de até 100 m², especialmente em locais privilegiados como a beira-mar de João Pessoa. Nesse cenário, o executivo afirma que ainda há muito mercado para expansão, revelando que o último verão foi o melhor da história da NEO ABC em termos de vendas, e que a empresa continuará a explorar novas oportunidades de expansão.

Ele revela ainda que a empresa tem uma estratégia da empresa um estoque de unidades pós-lançamento, o que permite ajustar as vendas ao longo da construção, garantindo estabilidade e crescimento sustentável. O início deste ano marcou o melhor verão da história da NEO ABC em termos de vendas, e a empresa continua a explorar novas oportunidades de expansão.

Publicidade
Vanessa J Laini
Vanessa Laini é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com vasta experiência em diversas áreas da comunicação, liderou equipes em agências de publicidade e comunicação, demonstrando habilidade no planejamento e execução de estratégias.