Pesquisadores da USP estão alimentando e treinando o programa com imagens desde 2022, a fim de reduzir as imprecisões de cálculo. Quantas pessoas estão reunidas no começo do vídeo abaixo? A inteligência artificial pode ajudar a medir o tamanho de multidões com mais precisão.
O número foi calculado pela USP, usando um software chinês que analisou imagens do protesto feitas por drones. Ele é capaz de identificar cabeças de indivíduos, marcá-las como “pontos” e fazer um cálculo mais preciso do número de pessoas reunidas.
A quantidade de participantes de eventos públicos costuma ser divulgado com base em expectativas. Ou cálculos que levam em conta a concentração média de pessoas por metro quadrado.
Mas dependendo de quem divulga o dado, esse número pode ser superestimado ou subestimado para atender interesses próprios, já que a quantidade de pessoas é também uma forma de medir a relevância de um evento.
“Você treina esse software e, por isso, a margem de erro varia conforme a alimentação. Nós treinamos o programa desde 2022 com nossas fotos mais antigas e atuais. Assim, reduzimos a margem de erro, que era de 20% em 2022, para 12% neste ano”, afirmou o pesquisador Márcio Moretto, um dos coordenadores do Monitor do Debate Político no Meio Digital.
Fonte: Revista Planeta