Instituto Histórico e Geográfico Paraibano lança projeto de educação patrimonial e cultural

12

Objetivo é educar estudantes da rede estadual para a preservação.

O IHGP – Instituto Histórico e Geográfico Paraibano lança, nesta quarta-feira, 22, às 18h, no Cejus – Centro de Estudos Jurídicos e Sociais, o projeto “O IHGP vai às escolas: uma proposta de educação patrimonial para as Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba”. O projeto foi aprovado em edital da Secretaria de Educação da Paraíba.

O presidente do IHGP, Jean Patrício, ressaltou a importância do trabalho que vai oferecer oficinas para estudantes da rede estadual de ensino e formação para os professores abordando a história da Paraíba, história e gênero, patrimônio histórico e cultural e memória afro-brasileira. “ Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de preservação do patrimônio histórico e cultural na Educação Básica, seguindo nosso propósito já oferecidos pelo IHGP às comunidades local e nacional. Através da educação patrimonial é possível trabalhar as interpretações dos objetos, documentos, obras de arte e objetos de cultura material, que podem revelar a importância da salvaguarda desses acervos, garantindo às gerações futuras o sentimento de pertencimento, sendo um suporte para o exercício da cidadania”.

A coordenação do projeto é da professora Janaína Camilo, da Universidade Federal de Campina Grande. As atividades começam em julho e nesta edição serão contempladas cinco escolas: Eci Luzia Simões Bartollini, Ecit João Pereira Gomes Filho, Professor Pedro Augusto Porto Caminha, Liceu Paraibano e o Centro Profissional Deputado Antônio Cabral. Ao todo serão 900 alunos e 50 professores.
Serão oferecidas as oficinas de Introdução à Fotografia e Patrimônio e Cultura Afrobrasileira: uma reavaliação do papel do negro na sociedade brasileira. Para os professores da rede estadual serão oferecidos quatro cursos de formação: História da Paraíba, História e patrimônio cultural, História, literatura e racismo e História e gênero. O projeto “O IHGP vai às escolas: uma proposta de educação patrimonial para as Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba” terá a duração de 12 meses. O lançamento será na Cejus – avenida Rio Grande do Sul, 1411 Bairro dos Estados João Pessoa.

Serviço:
Dia: 22 de maio, quarta-feira
Lançamento do Projeto: “O IHGP vai às escolas: uma proposta de educação patrimonial para as Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba”
Local: Cejus – avenida Rio Grande do Sul, 1411 Bairro dos Estados João Pessoa.
Horário: 18h

Artigo anteriorMega-Sena sorteia prêmio de R$ 37 milhões nesta terça-feira
Próximo artigoHaddad defende cota para importação de aço e diz que patamar de consumo hoje é ‘inaceitável’