INSS: pagamento do 13° salário de aposentados e pensionistas começa na próxima semana; veja calendário

3

Parcelas serão pagas junto com os benefícios dos meses de abril e maio. Medida deve injetar R$ 66 bilhões na economia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto antecipando o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, conforme antecipado pelo GLOBO na semana passada.

Injeção na economia: Antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS vai impulsionar consumo? Analistas respondem

Imposto de Renda: isenção extra de aposentados e pensionistas não tem reajuste. Entenda

Quem tem direito ao pagamento antecipado do 13º salário do INSS?

Além de aposentados e pensionistas, terão direito ao pagamento antecipado segurados e dependentes que tenham recebido em 2024 o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Como será feito o pagamento antecipado do 13º salário do INSS?

O pagamento será feito em duas parcelas:

A primeira parcela corresponderá a 50% do benefício devido no mês de abril e será paga juntamente com os benefícios dessa competência (depositados entre os cinco últimos dias úteis de abril e cinco primeiros dias úteis de maio).

A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios da competência do mês de maio (depositados entre os cinco últimos dias úteis de maio e cinco primeiros dias úteis de junho).

Na hipótese de o benefício ser cessado antes de 31 de dezembro de 2024 será pago o valor proporcional do abono anual.

IR 2024: Como fazer a declaração do Imposto de Renda em apenas dois minutos? Pré-preenchida ajuda

O abono costuma ser pago no segundo semestre de cada ano, nos meses de agosto e novembro. Nos últimos anos, o governo tem antecipado o pagamento para estimular a economia. No ano passado, os depósitos foram feitos em maio e junho.

Informe de rendimentos do INSS: documento já está disponível para IR 20244. Saiba como acessar

Como mostrou o GLOBO, cerca de 33 milhões de beneficiários devem receber o repasse. A medida vai injetar na economia no primeiro semestre em torno de R$ 66 bilhões.

Veja calendário para quem recebe até um salário mínimo:

Veja calendário para quem recebe mais de um salário mínimo:

Quem ganha BPC não terá antecipação

Aposentados e deficientes da baixa renda que recebem benefício assistencial, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito à gratificação.

Sem perícia: INSS vai permitir que pedidos se auxílio-doença sejam feitos nos Correios

 

Artigo anteriorFMI prevê aumento da dívida pública do Brasil para 86,7% do PIB em 2024 e novas altas nos próximos cinco anos
Próximo artigoNos EUA, Haddad diz que medidas sobre déficit zero avançam no Congresso