Incêndio na garagem do edifício

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Imagem dos veículos completamente queimados no estacionamento subterrâneo de um complexo de apartamentos em Incheon, na Coreia do Sul, em 2 de agosto deste ano. (Foto: arquivo Reuters)
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Todas as noites, milhares de espectadores procuram um novo episódio de algum k-drama. Os maratonistas de séries e os estúdios locais podem ter esperança de bons resultados, depois de crescer na Coreia em faturamento mais de 600 milhões de dólares em 2022, a Netflix passou a investir 2,5 bilhões de dólares nos treinamentos de atores locais e projetos de estúdios coreanos. Aqui na Paraíba, se falou em algo semelhante, o assunto está presente, poderia até salvar antigas edificações abandonadas que poderão virar cenários de gravações. 

Os K-dramas tem conseguido valorizar a autoestima, mostrar locais pitorescos, valorizar a cultura e a culinária, tudo e todos muito mais bonitos e com sentimentos, manias e valores. Tudo de bom que por aqui também faz falta. 

A cidade metropolitana Incheon, parte da grande Seul, na costa Oeste da Coreia do Sul foi sacudida por um drama real que poderá dar bons ingredientes para futuras séries. Um drama recente meio a tantos dramas é verídico e pode tirar o sono de muitos condôminos.

O drama acontece nesta cidade com mais de 2,5 milhões de habitantes, belas paisagens e céu límpido, como é apresentada pelas autoridades locais. O cenário é de imagens do subsolo de um grande conjunto de edifícios, numa noite fria, os sensores de prevenção de incêndio disparam todos ao mesmo tempo, tudo em wifi, começa um gravíssimo incêndio no segundo subsolo. As câmeras de segurança registram a explosão de um veículo novo, o Mercedes-Benz EQE se incendeia enquanto estava sendo recarregado. Tudo aconteceu no dia 1º de agosto de 2024, o veículo explodiu em um estacionamento subterrâneo de um complexo de apartamentos, resultando em um grande incêndio. A explosão e o incêndio subsequente causaram ferimentos em 21 pessoas, incluindo sete crianças, devido à inalação de fumaça. Mais de 100 moradores tiveram que ser evacuados e cerca de 70 veículos foram danificados.

O incidente gerou medo generalizado e levou a discussões sobre a segurança das baterias de veículos elétricos, particularmente aquelas usadas em veículos Mercedes-Benz, que neste caso foram fornecidas pela CATL, um importante fabricante de baterias da China. Este evento também levou o governo sul-coreano a considerar regulamentações mais rígidas sobre veículos elétricos, incluindo possíveis restrições ao seu uso em estacionamentos subterrâneos. Após o incêndio, mostrado pelas principais agências de notícias internacionais, as autoridades locais enfrentam os proprietários de veículos contra a proibição de entrada e o limite imposto pelo governo de acesso em complexos habitacionais de veículos com carga superior a 90%.  As isenções e incentivos e os subsídios dados aos compradores de veículos elétricos na Coreia do Sul agora se voltam contra os governos locais em relação aos veículos elétricos. 

Em São Paulo, o parecer corajoso de alerta do Corpo de Bombeiros, terminado o prazo da consulta publica no dia 03 de agosto de 2024 sobre veículos elétricos e estações de carregamento, acabou sendo superado pelos acontecimentos e centenas de manifestações pró e contra. A nota publicada deixou em suspenso os condôminos sobre quais as medidas a serem tomadas. Veja a nota abaixo: “Em virtude da complexidade da temática e devido a elevada quantidade de manifestações, sugestões e informações enviadas por parte das montadoras de veículos, entidades profissionais, centros acadêmicos, representantes das construtoras, Corpos de Bombeiros Militares de outros estados e de toda a sociedade envolvida, bem como, em função da coleta de novos subsídios sobre a questão, visando reanalisar e reavaliar as medidas de segurança contra incêndios contidas no citado “parecer”, o CBPMESP, via Departamento de Prevenção e Segurança Contra Incêndios, realizará os devidos estudos, a fim de adequar e aprimorar a proposta de normatização para as edificações e áreas de risco sujeitas a legislação de segurança contra incêndios, cuja conclusão será publicada oportunamente na imprensa oficial. ” (http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/dsci_publicacoes2/_lib/file/doc/INFORMATIVO%20TERMINO%20DA%20CONSULTA%20PUBLICA%20SOBRE%20VEICULOS%20ELETRICOS.pdf )

Veja o vídeo das câmeras de segurança:

https://koreajoongangdaily.joins.com/news/2024-08-19/business/industry/EV-owners-burn-with-anger-over-Seouls-charging-limit-in-wake-of-fire/2115838

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Edmundo Barbosa
Edmundo Barbosa é presidente-executivo do Sindalcool-PB, membro do Conselho da Indústria e da Agropecuária da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Bioenergia Brasil. Atua como empresário em João Pessoa-PB desde 1975.