Quatro Institutos Federais brasileiros foram premiados na final global do Huawei ICT Competition 2024, realizada na cidade de Shenzhen, na China, entre os dias 20 e 24 de maio. O torneio internacional reuniu 210 mil estudantes e instrutores de mais de duas mil instituições de mais de 100 países.
- Realme lança GT7 com bateria de 7000 mAh e promete 24 horas de uso contínuo
- Programa Amanhã Digital é lançado com investimento de R$ 200 milhões e inclui Competição Paraibana de Robótica 2025
- Governo da Paraíba seleciona 10 startups na última fase do Circuito Game Dev Quest com aporte de R$ 40 mil
O Brasil participou da final com equipes formadas por alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As equipes brasileiras conquistaram dois primeiros lugares, um segundo lugar e dois prêmios especiais nas categorias da competição. Ao todo, 179 equipes de 48 países chegaram à etapa final.
Confira os resultados obtidos pelas instituições brasileiras:
- Primeiro lugar na categoria Cloud: Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
- Primeiro lugar na trilha Innovation: Instituto Federal da Bahia (IFBA)
- Segundo lugar na categoria Computing: Instituto Federal do Ceará (IFCE)
- Grande Prêmio Global de Redes: Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
- Prêmio Women in Tech Global: Instituto Federal da Bahia (IFBA)
O Instituto Federal da Paraíba já acumula quatro títulos mundiais no evento, sendo três na categoria Cloud e um na trilha Innovation. Nesta edição, os estudantes do IFPB participaram com foco em Big Data e Inteligência Artificial.
O Huawei ICT Competition foi criado em 2015 e tem como objetivo estimular a formação de profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promovendo desafios técnicos com base em tecnologias e plataformas atuais.