O 1º encontro de reconstrução cirúrgica e oncologia cutânea do Nordeste reuniu, nesta semana, renomados profissionais da dermatologia em João Pessoa para discutir avanços e práticas inovadoras na área. Organizado pelo dermatologista Otávio Lopes, o evento contou com a presença de especialistas locais, de outros estados, e do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lauro Lourival.
Um dos destaques foi a palestra ministrada por Gláucio Nóbrega, intitulada Inteligência Artificial como ferramenta de aprimoramento técnico em dermatologia. Durante a apresentação, o gastroenterologista e especialista em inteligência artificial, explorou como a IA pode ser utilizada para melhorar a prática clínica na dermatologia, auxiliando em diagnósticos precisos e na atualização científica contínua dos profissionais.
Gláucio Nóbrega abordou apontou que tópicos como a tradução e resumo de artigos científicos, a conversação sobre artigos científicos, geração de conteúdo baseados em artigos e consensos científicos para aulas e apresentações e criação de slides podem receber contribuições da IA.
Gláucio, que é também fundador e presidente da Associação Paraibana de Inteligência Artificial em Saúde (APBIAS), destacou que essas ferramentas se aplicam a todas as especialidades médicas. “A IA tem o potencial de transformar a prática médica em diversas áreas, não só na dermatologia, mas em toda a medicina”, afirmou.
Para Otávio Lopes, organizador da iniciativa, o encontro foi valioso para a troca de conhecimento e fortalecimento dos laços profissionais na dermatologia. “Foi uma grande oportunidade para nos atualizarmos sobre as inovações tecnológicas aplicadas à dermatologia e para fortalecer nossos laços profissionais”, comentou.