Hugo Motta afirma que vai criar comissão para análise de projeto que regula trabalho por aplicativo

Governo enviou projeto sobre o tema no início do ano

33
Hugo Motta afirma que vai criar comissão para análise de projeto de motoristas de aplicativo — Foto: Cléber Júnior
banner de publicidade
banner de publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que vai criar uma comissão especial para debater a regulação do mercado de trabalhadores por aplicativo. Motta não deu data, mas a expectativa é de que o colegiado seja instalado ainda nesta semana. O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA) será o presidente da comissão, enquanto o deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE) será o relator da proposta a ser elaborada.

“A Câmara vai instalar a Comissão Especial dos Trabalhadores de Aplicativos. O objetivo dessa Comissão é criar um arcabouço legal que considere a realidade de milhões de entregadores e motoristas. O Brasil precisa de uma regulação moderna para o novo mercado de trabalho”, disse Motta nas redes sociais.

O governo enviou um projeto de lei complementar sobre o tema para o Congresso em março do ano passado. Até hoje, o texto não avançou. A proposta estabelece que não haverá vínculo de trabalho, mas empresas e motoristas irão contribuir para o INSS.

O futuro do presidente da Comissão, Joaquim Passarinho, explica que a proposta estará na mesa de debates da comissão, mas o projeto que sairá da colegiado poderá ser diferente

— É bom que a gente tenha uma regulação, mínima que seja, ate para as empresas terem mais segurança — disse Passarinho.

banner de publicidade
banner de publicidade

Segundo o governo, o projeto proposto teria o objetivo garantir direitos mínimos para a classe a partir de quatro eixos: remuneração, Previdência, segurança e saúde; e transparência. O texto garante abertura mínima do INSS, como aposentadoria e auxílio-doença. O projeto precisa passar pela Câmara e pelo Senado.

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

banner de publicidade
Artigo anterior“João Pessoa pode ser um mercado muito valioso para investimentos de europeus”, afirma Eliane Ribeiro
Próximo artigoValores esquecidos: resgate automático de ‘dinheiro esquecido’ em bancos começa a funcionar nesta terça