Hubs de inovação de João Pessoa e Madri estudam parceria para realização de projetos                          

11
Na foto: Alessandra Torres, Azucena Elbaile Mur e Ruy Dantas

Representantes do Ilha Tech, hub de inovação de João Pessoa, acabam de chegar da Espanha, onde foram conhecer a sede do mais importante centro de inovação da capital Madri, a La Nave, além de startups e projetos tecnológicos. 

Como resultado da visita, Ruy Dantas e Alessandra Torres, que foram recebidos pela diretora da La Nave, Azucena Elbaile Mur, trouxeram uma importante intenção de parceria a ser firmada muito em breve para a realização de projetos conjuntos nas áreas de  saúde, educação e mercado imobiliário

Ilha Tech e La Nave possuem características em comum. Segundo Ruy Dantas, idealizador da hub em João Pessoa, ambos centros de inovação são pontos de encontro de estudantes, empreendedores, startups, investidores, grandes corporações, instituições e uma rede vibrante de profissionais inovadores. 

Atuando como verdadeiros ecossistemas de empreendedorismo, os hubs organizam e sediam palestras, workshops, cursos e todo tipo de atividades gratuitas ministradas por especialistas nos mais diversos temas: “Esse tipo de espaço facilita o networking através de grandes eventos com foco em inovação, empreendedorismo e novas tecnologias para gerar sinergias e novas oportunidades de negócios e, assim, acelerar projetos e startups em qualquer estágio de desenvolvimento, com programas de empreendedorismo que garantem sua evolução”, disse Ruy Dantas durante o encontro. 

Azucena Mur apresentou a estrutura da La Nave com 13.000 m² dedicados à inovação, uma área central de 7.000 m² para grandes eventos, empreendedorismo e novas tecnologias, um auditório com capacidade para 636 pessoas, sete salas de aula com capacidade entre 20 e 100 pessoas para palestras, workshops e reuniões, e ainda o The Tower, um outro edifício com quatro andares de 240 m², perfeito para trabalhar e compartilhar experiências com outras startups. Além disso, a La Nave  tem 16 containers convertidos em escritórios para as startups residentes e 216 vagas de estacionamento, tudo para oferecer programas de empreendedorismo para todas as diferentes etapas de desenvolvimento de um projeto inovador.

Ruy Dantas lembrou também que pessoas que tiverem alguma ideia de negócio ou um projeto inovador na cabeça, mas não sabe por onde começar ou se iniciou uma startup e já possui um protótipo e pretende consolidar o seu modelo de negócio ou encontrar parceiros e investidores, a Ilha Tech está de portas abertas para construir soluções sob medida. 

Fortalecer os laços com a América Latina

Segundo a diretora do hub espanhol, a La Nave vem construindo pontes com a América Latina. Ela revelou durante o encontro que o objetivo desta estratégia é estender os seus serviços de apoio à inovação “para além das nossas fronteiras e facilitar a atração de empresas e talentos para Espanha”.

Sobre o Ilha Tech

O Ilha Tech é um hub de inovação criado e mantido pelo Sin Group, uma holding de comunicação e marketing que tem sob gestão a agência de publicidade Sin Comunicação, uma empresa de PR, a Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência, além de uma consultoria especializada em inovação, a RD Innovation. Inaugurado em 2023, o Ilha já abriga três startups: a Lançar 21, especializada no mercado imobiliário, a Edidesk que atua facilitando o credenciamento de fornecedores para o Sebrae em todos os estados brasileiros e a A Trêsbê DELAS, uma aceleradora de negócios femininos, atuando como ferramenta de autonomia on e offline, gerando consciência do poder das mulheres na economia.

Artigo anteriorHaddad discute com deputado bolsonarista sobre show da Madonna: ‘Quem gosta vai’
Próximo artigoHaddad discute com deputado bolsonarista em audiência na Câmara: ‘Vocês negam que a terra é redonda’