O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), assinou uma ordem de serviço com a empresa responsável pela construção da nova sede do Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna (PB). O projeto visa oferecer maior estrutura e conforto aos visitantes desta importante reserva ecológica.
O plano inclui a construção de um prédio de entrada e um edifício principal com recepção, auditório, área administrativa, alojamento para pesquisadores, área de exposição, sala de informática e banheiros acessíveis. Também estão previstos estacionamento amplo, cafeteria, área de camping para 30 barracas com apoio de copa e banheiros, uma praça arborizada com área de convivência e um redário.
Marcelo Cavalcanti, superintendente da Sudema, destacou que a iniciativa promoverá o turismo ecológico na região. “A Pedra da Boca já atrai visitantes o ano todo pela sua beleza natural. Com a nova sede, ofereceremos uma estrutura adequada para turistas e pesquisadores”, afirmou.
Também participaram do evento a diretora administrativa da Sudema, Elisete Andreoli; a diretora técnica, Joanna Nóbrega; o representante da empresa CTG, Lucas Sanchez; e o prefeito de Araruna, Vital Costa.
Além da construção da sede, o projeto inclui a urbanização dos arredores, elaboração e implantação de um plano de sinalização e cercamento da área. O investimento total na obra é estimado em R$ 14,3 milhões.
Localizado no bioma da Caatinga, o Parque Estadual da Pedra da Boca é uma Unidade de Conservação com impressionantes configurações geológicas e geomorfológicas. Com mais de 157 hectares na zona rural de Araruna, o parque é conhecido por suas formações rochosas únicas, inscrições rupestres e manifestações culturais e folclóricas.
Fonte: Portal da Capital