O contrato para a construção da ‘Ponte do Futuro’, que ligará Cabedelo a Santa Rita e Lucena, será oficialmente assinado nesta terça-feira, 13, pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB). Avaliada em mais de R$ 460 milhões, a obra promete reconfigurar a infraestrutura viária da região.
A cerimônia de assinatura ocorrerá às 11h no gabinete do governador. Com o contrato em vigor, a empresa responsável iniciará os preparativos, com expectativa de que as obras comecem até outubro deste ano.
A construção abrangerá quatro frentes de trabalho: uma ponte principal de 2 mil metros entre Cabedelo e Santa Rita; uma ponte secundária de 480 metros conectando Santa Rita a Lucena; e dois trechos de estrada que ligarão a BR-101 Norte e a rodovia PB-011 até Costinha.
O processo licitatório foi homologado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 3 de agosto. O Consórcio Jampa, composto pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções LTDA, venceu a licitação com uma proposta de R$ 465,5 milhões. A conclusão da obra está prevista para 2026.
Além de melhorar a conectividade regional, a nova ponte deverá impactar positivamente o fluxo de tráfego na BR-230, redirecionando parte do transporte destinado ao Porto de Cabedelo que atualmente vem do Rio Grande do Norte. A expectativa é que a obra também atraia novos investimentos para as áreas de Santa Rita e Lucena.