Governo anuncia expansão do Programa de Aceleração do Turismo Internacional para 2025

Iniciativa busca fomentar o turismo sustentável e a descentralização do fluxo de visitantes, com impacto positivo nas economias regionais

54
Programa de Aceleração do Turismo Internacional para 2025 (Foto: Reprodução / IStock)

A Embratur, em parceria com os ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e do Turismo (MTur), apresentou nessa terça-feira, 10, a ampliação do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para 2025.

O anúncio foi realizado na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, com a presença de autoridades como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Celso Sabino (Turismo).

Após um projeto-piloto implementado em 2024, o PATI será incorporado ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um orçamento ampliado de R$ 63,6 milhões, frente aos R$ 3,3 milhões investidos no ano anterior.

O primeiro edital definitivo será lançado em janeiro de 2025, com foco na atração de voos internacionais para o Nordeste, uma das regiões estratégicas para o turismo no Brasil.

O programa busca ampliar a conectividade aérea do país por meio de parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos. Durante a fase piloto, foram criados 160 mil novos assentos em voos internacionais para o Brasil na temporada de verão 2024/2025.

Foco na conectividade regional

O PATI prevê a realização de editais regionalizados, com ênfase em áreas pouco conectadas internacionalmente. A proposta é incentivar novas rotas aéreas, fortalecendo o turismo internacional e gerando impacto econômico nas regiões beneficiadas.

Marcelo Freixo destacou o caráter estratégico do programa: “Esse programa constroi mecanismos de indução de investimentos do setor privado muito modernos e inovadores, que vão estimular o lançamento de novos voos internacionais para o Brasil, principalmente para as regiões que hoje são pouco conectadas internacionalmente.”

O programa reforça o objetivo do Governo Federal de posicionar o Brasil como um destino competitivo no cenário global. Além de melhorar a conectividade aérea, a iniciativa busca fomentar o turismo sustentável e a descentralização do fluxo de visitantes, com impacto positivo nas economias regionais.

O evento também contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, e outros representantes do setor turístico e aeroportuário.

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorBloco Vumbora 2025, com Bell Marques, é lançado em João Pessoa e anuncia lote promocional
Próximo artigo*DROPS DATASTORE: O significado de ter um imóvel
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.