Geração Z e Millenials preferem destinos menos turísticos, diz pesquisa

65% dos entrevistados prefere viajar para um lugar mais frequentado por moradores locais

255
Publicidade

Uma pesquisa da VisualGPS, da empresa de criação de conteúdo Getty Images, revelou que a Geração Z e os Millennials estão alterando as tendências de consumo no setor de turismo, tanto no Brasil quanto globalmente.

De acordo com o estudo, 65% desses grupos preferem viajar para destinos menos turísticos, frequentados mais por moradores locais, em vez de optar por lugares altamente concorridos. No entanto, a popularidade de um destino ainda é um fator relevante na escolha da viagem.

A pesquisa entrevistou 7.500 adultos com 18 anos ou mais de 25 países, incluindo Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo também destacou o impacto das mídias sociais na mudança de comportamento desse grupo.

Com um em cada três jovens utilizando o Instagram para escolher destinos, a pesquisa mostrou que as redes sociais contribuíram para a percepção de “turistificação” e “gentrificação” — termos que descrevem a exploração excessiva de destinos populares e as realidades menos atraentes dessas viagens, como longas filas e grandes aglomerações.

Esses fatores têm levado muitos a preferir destinos menos conhecidos e mais frequentados por locais.

Para se adaptar a essa nova demanda, Gabriel Carreiro de Melo, especialista em Conteúdo Criativo da Getty Images na América Latina, afirma que as empresas de turismo precisam ajustar sua abordagem. “Em vez de focar em imagens ou vídeos altamente estilizados e irrealistas, é essencial optar por conteúdos que pareçam mais autênticos e menos posados,” diz ele.

O estudo, realizado com dados coletados entre junho e novembro de 2023, também revelou que 46% dos Millennials e da Geração Z no Brasil não estão incluindo muitos conteúdos sobre viagens nas redes sociais. Para 98% deles, é fundamental que as empresas apresentem imagens e vídeos originais e que não exibam excessos, a fim de construir uma relação de confiança com o cliente.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorNúmero de empresas com vendas pela internet cresce 79,2% entre 2019 e 2022
Próximo artigoJogos de Paris 2024: Paratleta usa exoesqueleto para carregar tocha olímpica
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.