A primeira-dama Janja da Silva se envolveu em uma polêmica durante um evento do G20, realizado no Rio de Janeiro no último sábado (16). Durante uma palestra sobre combate à desinformação no Cria G20, Janja foi interrompida pelo som de um navio buzinando ao fundo e, em tom de provocação, comentou: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk.” A expressão pode ser traduzida como “fod*-se você” em português.
Ela ainda se virou para o influenciador Felipe Neto, dizendo: “Você falou ‘fuck you’, eu também posso.” Felipe Neto respondeu: “Pode, deve.”
Elon Musk, em resposta, criticou a fala de Janja e postou no X (antigo Twitter): “Eles vão perder a próxima eleição”, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Janja estava discursando sobre a regulação das plataformas digitais, destacando a necessidade de um esforço global na questão: “Se a gente não fizer essa discussão de forma global, a gente não vai conseguir vencer. Não adianta ter leis no Brasil, pois sabemos das dificuldades e empecilhos”, afirmou ela.
O Cria G20 é um espaço criado pelo grupo das 20 maiores economias do mundo para reunir criadores digitais, ativistas e comunicadores, com o objetivo de discutir temas como fome, inclusão e emergência climática.
Críticas de Musk ao Brasil
Neste ano, Elon Musk fez duras críticas ao Brasil após a suspensão do X (antigo Twitter), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O X fechou seu escritório no Brasil em 17 de agosto, com Musk alegando “exigências de censura”. A plataforma voltou a operar no país em outubro, após cumprir as exigências do STF, incluindo a nomeação de um representante oficial.
Durante os ataques de Musk a Moraes, Janja criticou o empresário, acusando-o de atacar a soberania brasileira e pedindo uma maior regulamentação das redes sociais.
Recentemente, Musk foi anunciado como líder do Departamento de Eficiência do Governo pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Fonte: CNN Brasil
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp