De franquias a combos: as apostas do grupo Carrefour no Brasil

139

Desde que comprou o grupo BIG, o antigo Walmart no Brasil, o grupo Carrefour, que faturou R$ 115 bilhões em 2023, passou a trabalhar nas sinergias e estudar formatos para ganhar mercado e ainda mais escala. Um dos modelos é o chamado combo, onde, no mesmo terreno, abre duas lojas de marcas diferentes como Sam’s Club e Atacadão ou Sam’s Club e Carrefour. Hoje, já são 10 unidades desse combo.

“O Atacadão representa 70% do nosso faturamento. Temos 24% que vem do Carrefour, que é o varejista clássico, e o restante do Sam’s Club, que é novo para a gente”, diz Stéphane Maquaire, CEO do Grupo no Brasil, em entrevista à rede CNN Brasil.

“No Sam’s Club, que é um clube de sócios, passamos de 2,1 milhões de sócios, desde que compramos, para 3 milhões. Tem muito espaço para crescer nesse formato.” Maquaire diz que vai abrir oito novas lojas de Sam’s Club para chegar a 60 unidades. O primeiro Sam’s Club da Paraíba foi inaugurado no último dia 20 junho e ocupa uma área às margens da principal rodovia do estado.

Franquias

Maquaire revela que está com um projeto piloto que pode fazer a rede Carrefour Express, dos mercados menores, ganhar mais capilaridade. Trata-se do modelo de franquia. “Isso pode acelerar a nossa expansão”, diz. O modelo escolhido para atuar dessa forma é um mercado pequeno de 100 metros quadrados a 200 metros quadrados. “Temos um primeiro franqueado, estamos testando nesse ano, ver como funciona, para expandir depois.”

Até o fim do ano, o grupo pretende investir R$ 2,5 bilhões. Além de abrir lojas, o dinheiro será usado também para fortalecer os canais digitais do grupo. “Temos que atender os clientes omnichanel, que compre nos pontos físicos e digitais”, diz Maquaire. No primeiro trimestre, afirma o executivo, as vendas nos canais digitais cresceram mais de 50%.

Fonte: NeoFeed

Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.