No evento do ano passado, foram mais de quatro mil atendimentos realizados
O Parque Madureira, na Zona Norte do Rio, receberá o Festival do Trabalhador no feriado do dia 1º de maio. No evento, que tem horário de início previsto para às 9h, vão acontecer desde shows até inscrições em cursos profissionalizantes e encaminhamento a vagas de emprego. Em 2023, foram mais de quatro mil atendimentos realizados para a população.
Leia também: Venda de celulares irregulares dobrou no Brasil em um ano. Veja como não cair em ciladas
Viu? Aplicativo de relacionamento exclusivo para servidores públicos faz sucesso
Nesse dia, a equipe do Trabalha Rio estará no local para cadastrar currículos no banco de oportunidades da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. O atendimento será por meio de distribuição de senha, que começa a partir de 9h, e se estenderá de acordo com a procura e a capacidade de atendimento.
Além da SMTE, outras secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais levarão serviços ao evento. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, vai orientar quem planeja se aposentar, tirar dúvidas sobre regras de concessão de benefícios, emitir documentos ou simplesmente fazer acertos no cadastro do instituto. Já a OAB-RJ irá tirar dúvidas jurídicas dos trabalhadores.
Golpe do falso emprego: saiba como é e veja dez dicas para não cair na cilada
No evento também vão acontecer inscrições para cursos de capacitação e qualificação profissional do Rio+Cursos, tanto para aulas presenciais quanto à distância em instituições como a Fundação Roberto Marinho (com o projeto Co.liga), Senai, Secovi e o Instituto Proa, além de inscrições em cursos próprios da Secretaria de Trabalho e Renda do Rio.
O Empreenda.Rio, programa de apoio ao micro e pequeno empresário da secretaria, também estará presente no Parque Madureira Mestre Monarco. Ao lado de parceiros como o Sebrae, ele levará serviços de orientação aos microempreendedores individuais e capacitações. Barracas de exposição no Corredor Cultural do Festival do Trabalhador também divulgarão a produção de artesãos atendidos pelo programa.
De shows à corrida de bicicletas
Além de serviços oferecidos a população, o evento também trará momentos de lazer para os trabalhadores. Das 10h às 22h, haverá programação com atrações musicais, como o show do Fundo de Quintal, que se apresenta a partir das 18h. Mais tarde, às 20h, será a vez do grupo de pagode e, às 21h20, a bateria do Império Serrano sobe ao palco para encerrar o Festival do Trabalhador.
O evento contará também manicures e outros profissionais de beleza em uma das tendas espalhadas pelo parque. Além disso, haverá inscrição — a partir das 10 horas — para participar de uma corrida de bicicleta, que premiará os três primeiros colocados na disputa.