Com uma população de pouco mais de 10 mil habitantes, Tiradentes, em Minas Gerais, está se preparando para receber entre 60 e 70 mil visitantes nos próximos dez dias. O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, um dos eventos gastronômicos mais importantes do Brasil, acontece de sexta-feira, 23, até o domingo seguinte (1º de setembro), transformando as ruas da cidade histórica com mais de 200 atrações gastronômicas.
- LEIA MAIS: Um governo não sabe de tudo e por isso precisa ouvir trabalhadores e empresários, diz Lula
Na sua 27ª edição, o festival é promovido pela plataforma Fartura e contará com a presença de chefs renomados, como Jefferson Rueda, do restaurante d’A Casa do Porco. O evento incluirá estandes de restaurantes, aulas de culinária, cozinhas ao vivo, uma feira de produtores e shows musicais. Além disso, chefs portugueses estrelados como Arnaldo Azevedo e Vitor Matos irão oferecer jantares especiais na cidade mineira.
“Ao longo deste ano, estamos celebrando o encontro das culturas gastronômicas do Porto e de Minas Gerais. Será uma oportunidade para descobrir o que nos une e o que nos torna únicos”, destaca Carolina Daher, curadora gastronômica do Fartura.
O impacto econômico do festival é significativo. Com a alta taxa de ocupação da rede hoteleira (que costuma atingir 95%), além de despesas com alimentação, o evento e o comércio local, o ticket médio por pessoa gira em torno de mil reais. Assim, a expectativa é que o Festival de Gastronomia movimente cerca de R$ 70 milhões em Tiradentes até o seu término.
Quando o festival foi criado há 27 anos, Tiradentes contava com apenas três restaurantes. Em uma década, o setor de restaurantes, bares, pousadas e lojas cresceu mais de 300%, representando metade do PIB do município.
“A maior parte da receita do Fartura vem de patrocinadores, já que muitos de nossos eventos são gratuitos e realizados ao ar livre”, explica Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura, que conta com marcas como Bradesco e Claro entre os patrocinadores. Ferraz também observa que o faturamento total estimado para os eventos da Fartura em 2024 é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Fonte: Forbes Brasil