Receita Federal diz que é falsa informação de que vai excluir Pix de quem deve impostos

63
Foto: Agência Brasil
Publicidade

O boato surgiu nas redes sociais depois da divulgação das regras para o IR 2025. A suspensão do PIX só ocorrerá por inconsistência cadastral, como uso de CPF de falecido.

Um boato de que devedores de impostos à Receita Federal terão o PIX excluído tem circulado na internet. Em postagens feitas em redes sociais, a suposta decisão é atribuída ao governo Lula. Mas não é verdade, segundo a própria Receita e o Banco Central. A fakenews surgiu após o Banco Central anunciar, este mês, que pessoas físicas e empresas com situação irregular junto à Receita poderão ter o Pix suspenso. E criminosos têm confundido pessoas gerando dúvidas sobre essa classificação. A situação de irregularidade, de acordo com o Banco Central, não tem relação com pagamentos de tributos, ou ausência deles. E sim designa problemas cadastrais. Ou seja, a classificação é válida nos casos de CPF suspenso, cancelado, nulo ou cujo titular faleceu e CNPJ suspenso, inapto, baixado ou nulo.

A medida visa, na verdade, combater a utilização do CPF de pessoas falecidas ou CNPJs irregulares para criação de Pix. A estratégia é comumente usada por golpistas, que desejam dificultar suas identificações. O não pagamento de tributos tem penalidades, mas o cancelamento do Pix não é uma delas. O contribuinte com dívidas junto à Receita pode ser alvo de um processo judicial da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorQuanto custa uma cobertura em Balneário Camboriú?
Próximo artigoCrédito do Trabalhador: analistas orientam pesquisar taxa antes de pegar empréstimo