Participaram jovens de 18 a 25 anos associados à instituição e convidados. Para incentivar os jovens a empreender e conhecer mais sobre cooperativismo, a Sicredi Evolução, por meio do Comitê Jovem, realizou neste sábado, 13, a 3ª edição da Fábrica de Líderes, no auditório do Sebrae, em João Pessoa. O evento, que teve como tema “Empreendedorismo e inovação”, reuniu mais de 60 jovens, de 18 a 25 anos, associados à instituição. Durante o evento, eles participaram de palestras sobre motivação, empreendedorismo, mercado de trabalho, cooperativismo e inteligência artificial.
O objetivo é engajar os membros do Comitê Jovem e convidar novos associados a fazerem parte do Comitê, que atualmente conta com dez participantes. Um dos objetivos da Sicredi é aumentar a participação dos jovens nos eventos, e para isso foi idealizada a Fábrica de Líderes.
A palestra de abertura teve como tema “A distância entre correr e empreender”, com o profissional em marketing Fábio Mesquita. Ele destacou a importância de estabelecer metas, como um ponto fundamental, para alcançar os objetivos tanto na preparação física quanto nos negócios. Ainda durante o evento, foram realizadas palestras sobre os “Desafios do mercado de trabalho”, “A força da cooperação” e “O passado da Inteligência Artificial Generativa”.
“Acreditamos que o jovem é o movimento do nosso futuro, que já é o nosso presente. Na Fábrica de Líderes reunimos um número de jovens para estimular o empreendedorismo, para fazer o seu negócio de olho na inovação, na evolução digital que estamos tendo, inclusive com o uso da inteligência artificial para que possamos inserir nessa rede de movimento essa formação cooperativista da educação dos princípios e valores. Queremos fomentar neles também um interesse da intercooperação pelo cooperativismo até por uma questão de projeção de sucessões futuras que a cooperativa necessita, o que também faz parte dessa agenda BC#”, detalhou o presidente da Sicredi Evolução, João Bezerra, em entrevista ao Pauta Real.
Dentro do Comitê, os jovens inscritos participam de uma trilha de formação em educação financeira, cooperativismo, empreendedorismo e gestão de projetos.
“O Comitê está em atuação há 18 meses. Fazemos reuniões mensais para que eles fiquem por dentro de informações sobre o cooperativismo, liderança, prototipagem e trabalhos voluntários. A Fábrica de Líderes é o momento de reunir jovens associados e convidados para mostrar quem nós somos e o que nós queremos com esses objetivos, que é engajar jovens e mostrar o lado bom do cooperativismo”, comentou o coordenador do Comitê Jovem, João Vitor Bandeira.
Fonte: Pauta Real